Deputado ganha apoio de sindicatos para projeto que reaproveita inativos da Segurança Pública

192090_GSetor já registra quase 1,9 mil pedidos de aposentadoria em 2015

Representantes de sindicatos de servidores da Segurança Pública se reuniram, hoje, com o deputado estadual Pedro Pereira (PSDB) e decidiram apoiar um projeto do tucano para que o Estado possa reaproveitar servidores inativos da Polícia Civil, Susepe e Instituto Geral de Perícias (IGP). A matéria tramita na Assembleia Legislativa. Em setembro, o Parlamento aprovou um texto enviado pelo governo que permite a readaptação, mas apenas de policiais militares.

O texto garante que servidores inativos e afastados das funções por incapacidade (problemas de saúde e limitações físicas) possam voltar a trabalhar, em troca de um adicional de 30% no benefício mensal. Pereira esclareceu, ainda, que a proposta não impede o governo estadual de realizar novos concursos, nem de chamar aprovados de edições anteriores.

De acordo com o gabinete do parlamentar, a delegada Nadine Anflor, que preside a Associação dos Delegados de Polícia (ASDEP); a diretora Neiva Back Leite, do Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia (Ugeirm); o secretário Paulo Maciel, do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil (Sinpol); e os diretores Rodrigo Kist Engroff e Alexandre Bobadra, do Sindicato dos Serviços Penitenciários (Amapergs), compareceram à reunião e se comprometeram a apoiar a iniciativa.

No fim de semana, o Correio do Povo publicou que o número de servidores públicos estaduais aposentados até outubro de 2015 já superou as aposentadorias efetivadas em todo o ano de 2014, de acordo com dados da Diretoria de Recursos Humanos do governo estadual. A quantidade de servidores aposentados agora também supera o número de aposentadorias solicitadas em 2013.

Na Segurança Pública, 1.891 já pediram para se aposentar, desde janeiro. Em todo o ano de 2014, foram 1.656 e, em 2013, 1.194.

Fonte:Rádio Guaíba