Em nota, Jardel justifica missão à Europa que custou quase R$ 40 mil à Assembleia

Jardel publicou nota para explicar viagem à Europa | Foto: Pedro Belo / Especial / CP
Jardel publicou nota para explicar viagem à Europa | Foto: Pedro Belo / Especial / CP

Deputado ressaltou que gastos foram aprovados pela Mesa Diretora da Casa

Com custos de uma viagem à Europa que se aproximaram de R$ 40 mil para visitar países como Portugal e Itália, o deputado Mário Jardel (PSD) retornou ao Rio Grande do Sul sem conceder entrevista coletiva para prestar contas da missão. Nesta quarta-feira, ele emitiu uma nota onde explica os motivos da viagem.

Na nota, Jardel, primeiramente, explica que a viagem e os gastos foram aprovados pela Mesa Diretora. Em seguida, ressalta que grande parte do eleitorado o reconhece como ex-jogador de futebol e, por isso, prioriza políticas adotadas voltadas à modalidade esportiva, com foco na inclusão social de crianças e jovens.

O ex-artilheiro do Grêmio viajou acompanhado de um assessor parlamentar, que é médico e presta assessoria ao gabinete na elaboração de projetos de lei. Os dois tiveram os gastos de diárias, para hospedagem e alimentação, além de passagens aéreas pagos com dinheiro público, oriundo do orçamento da Assembleia Legislativa. No roteiro pela Europa, divulgado pelo político, ocorreram visitas a uma Federação de Futebol, a uma Santa Casa e a uma feira de alimentação.

Confira a nota publicada por Jardel

Aos cidadãos gaúchos

Primeiramente me manifesto salientando que fiz a viagem a Portugal e Itália após aprovação da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Gostaria que todos lembrassem que tenho um mandato que me foi conferido democraticamente por mais de quarenta mil eleitores.

Fui eleito por uma grande parte da população que me conhece como ex-jogador de futebol, e não seria diferente que meus projetos sejam pautados com foco no esporte coletivo. Também venho buscando condições para realização de um grande sonho, que é a inclusão social de crianças e jovens que vivem à margem da sociedade e precisam ser amparadas, principalmente pelo poder público.

Mesmo sendo novato e buscando alternativas relacionadas ao esporte, venho me empenhando também em outras áreas que considero de suma importância para a sociedade. Por isso meu primeiro projeto institucional, que agora protocolo também como primeiro projeto de lei do meu mandato, é relacionado à questão da SAÚDE. O Projeto BANCO DE SANGUE VIRTUAL tem por objetivo ser modelo para outros órgãos públicos. A finalidade é interligar o Hemocentro com os órgãos públicos, contribuindo com um banco de dados, formado pelos próprios deputados e todos os demais colaboradores da Administração Pública.

De igual modo, meu trabalho também tem sido direcionado às pessoas portadoras de deficiências.

Agenda da viagem:

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTO PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: Visitei a Federação e tive a oportunidade de conhecer um projeto de acessibilidade, visibilidade e inclusão social. Esses temas são amplamente divulgados em peças publicitárias, a exemplo há outdoors nas ruas com orientações de como guiar uma pessoa com deficiência visual. De igual modo há um trabalho intenso de adaptação de criança com deficiência em escolas públicas. Há um esforço enorme das entidades para promoção de políticas e campanhas de conscientização da importância de inclusão dessas pessoas, como, por exemplo, a capacitação de profissionais, via treinamento, das instituições públicas para prestar atendimento a pessoas com necessidades especiais.

VISITA ESCOLA PÚBLICA: tive a oportunidade de conhecer a estrutura dessas escolas. Situação que me deixou bastante feliz, pois ao lado da escola funciona um Lar de Idosos, de maneira que há uma interação entre os pequenos que estudam e os mais experientes e sábios. Há também a adequação das quadras esportivas, visto que todas as escolas possuem esses espaços cobertos para prática de exercícios, necessidade que se dá em razão das condições climáticas. Uma das propostas feitas pela Escola é a promoção de intercâmbio entre professores, com a finalidade de investir na capacitação profissional.

SANTA CASA DE LISBOA: Tive a oportunidade de visitar a Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, situação em que fui recebido pelo Presidente Mundial do Grupo Hospitalar, Manuel Lemos, e que pautamos o projeto do Banco de Sangue Virtual. Fui acompanhado pelo meu assessor e médico, que tem sido fundamental para a execução desse projeto. Lá conhecemos um projeto muito interessante que trata da confecção de fraldas geriátricas, de modo que há uma fábrica que produz diretamente para o Estado, objetivando um menor custo e controle de qualidade.

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL: Tenho auxiliado a Associação de Garantia ao Atleta Profissional (AGAP), entidade sem fins lucrativos, que tem um projeto maravilhoso chamado “Bola Pra Frente”. Esse projeto tem como objetivo principal a inclusão de crianças e adolescentes, através do esporte, buscando alcançar as crianças que estão em situação de vulnerabilidade e incluí-las no meio social.

EXPO MILÃO: estive na Expo Milão, cujo tema foi “Nutrir o Planeta, Energia para a Vida”, onde pude conferir o melhor da tecnologia sustentável em termos de nutrição, capaz de garantir uma alimentação saudável, segura e suficiente, respeitando o planeta.

Voltaire Porto / Rádio Guaíba