JORNAL O SUL: Política macabra

Três homens assaltaram uma loja da Claro, na Rua dos Andradas, em Porto Alegre. (Foto: Jackson Ciceri / o Sul)
Três homens assaltaram uma loja da Claro, na Rua dos Andradas, em Porto Alegre. (Foto: Jackson Ciceri / o Sul)

Wanderley Soares

O Instituto Sou da Paz lançará, na próxima terça-feira, dia 13, o site “Retrato da Violência Armada no Brasil”. Isto acontecerá durante evento a ser realizado na mostra “Setembro Verde: Jovem Negro Vivo”, promovido pela Anistia Internacional do Brasil, na Matilha Cultural, em São Paulo. A ferramenta inédita buscará informar o grande público sobre o panorama da violência armada no País de maneira visual e interativa e oferecerá uma versão mobile do site.

O Brasil assumiu a liderança absoluta no ranking mundial de homicídios em 2012, segundo as Nações Unidas. Nesta tragédia, o principal agente da destruição de vidas é a arma de fogo, utilizada em 41% dos homicídios globalmente e em 71% nas mortes por agressão no Brasil em 2012. Entre 1980 e 2012, a taxa de mortes por agressão por arma de fogo no País cresceu mais de 300%. Aqui no RS, especialmente em Porto Alegre e Região Metropolitana, este flagelo está presente nos dias de hoje em números nunca antes registrados. Paralelamente, aumentou o número de delegacias especializadas neste campo, dotadas de efetivo mínimo, e foi reduzido o quadro de profissionais em todos os demais órgãos. É uma política de segurança pública com um viés macabra.

Família

Um jovem de 24 anos foi preso em casa, no Centro de Pelotas, com a posse de drogas e munição de uso restrito. A polícia apreendeu cocaína, crack, maconha, celulares, munição, spray de pimenta e dinamites. A companheira do moço, de 17 anos, e a filha do casal, de cinco meses, também estavam na residência. O bebê foi acolhido pelo Conselho Tutelar.

Banco

Cinco homens renderam, ontem, funcionários e vigilantes do Banco HSBC na Rua Roque Calage, bairro Passo D’Areia, em Porto Alegre. Além de dinheiro foram levadas as armas dos vigilantes e as câmeras de monitoramento. Os funcionários foram trancados no banheiro, mas ninguém ficou ferido.

Centro Histórico

Três homens assaltaram, na manhã de ontem, uma loja da Claro, localizada na Rua dos Andradas, coração do Centro Histórico da Capital. Na fuga, foram surpreendidos por policiais da Brigada Militar, pois bandidos sempre contam com a ausência da polícia. Houve correria e troca de tiros na Rua Doutor Flores. Dois assaltantes fugiram em um Voyage preto e um foi preso. Não há notícia de feridos.
Ônibus incendiado

Cerca de dez criminosos incendiaram um ônibus, na noite desta quinta-feira, no bairro Vila Jardim, Zona Leste de Porto Alegre. De acordo com a Brigada Militar, os bandidos atiraram contra o coletivo da linha 429 – Protásio-Iguatemi e exigiram que seis passageiros, cobrador e motorista saíssem, antes de botarem fogo no veículo. O crime foi registrado na Avenida Saturnino de Brito, próximo do entroncamento com a Avenida dos Prazeres, pouco antes das 22h. Em nota oficial a Associação de Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP), pediu resposta do governo estadual para os seguidos casos de violência e depredação e expressou temor de que estes atentados virem uma rotina do transporte coletivo de Porto Alegre.

Casal bandido

A polícia prendeu um casal que fazia sequestros relâmpagos em shoppings de Porto Alegre. André Lima e Michele Lima foram presos em casa. Com eles os policiais apreenderam joias, a bolsa de uma vítima, um par de tênis, além da faca que era usada no crime. A mulher abordava as pessoas no estacionamento dos shoppings e as mantinha sob a mira de faca, enquanto o marido fazia saques bancários.

Posto

Homens encapuzados renderam frentistas e arrombaram o cofre de um posto de combustíveis localizado na Avenida Nilo Peçanha, perto da Terceira Perimetral, em Porto Alegre. Levaram o dinheiro e escaparam de carro.

Decisões oficiais

Deu no Diário Oficial do Estado: desde a semana passada são preocupantes as publicações em massa de aposentadorias do funcionalismo público em geral, desde professores a policiais; nesta semana foram retomadas as publicações de designações por substituição e nomeações para FGs e CCs (Funções Gratificadas e Cargos e Confiança); as viagens oficiais do secretariado para Brasília, Florianópolis, Rio de Janeiro e outras localidades foram publicadas esta semana, algumas com diárias e outras servidas com passagens aéreas e despesas com deslocamento terrestre; três sargentos e um soldado receberam a pena de exclusão dos quadros da Brigada Militar; o major Carlos Miguel Brasil Mello, dois tenentes e 27 sargentos alcançaram a aposentadoria; o aluno oficial Nelson Renan Barros viajou de 27/7 a 6/8/15 para Curitiba/PR a fim de realizar o translado da aeronave Esquilo HB 350B prefixo PP-EHY para manutenções preventivas e corretivas na empresa Helisul; o tenente-coronel Carlos Alberto Luvizetto Selistre foi colocado à disposição da Assembleia Legislativa; o inspetor de polícia Emerson Chagas de Souza foi colocado à disposição da Prefeitura de Triunfo; a soldado Andrea da Rosa Machado foi prorrogada à disposição do governo de Goiás; o técnico tributário da receita estadual Paulo Roberto da Silva foi colocado à disposição da Assembleia Legislativa; o técnico em comunicação Fábio Bernardes Marçal foi prorrogado na Vice-Presidência da República; a professora Magali Marques da Rocha foi prorrogada na Prefeitura de Santa Maria onde é secretária de Habitação e Regularização Fundiária; a professora Jonice Teresinha Lukaszewski foi prorrogada na Prefeitura de Centenário, onde é secretária de Assistência Social e Habitação; a professora Marta Romana Valmorbida Rufatto foi prorrogada na Prefeitura de Canoas, onde é secretária municipal no gabinete do prefeito.

JORNAL O SUL