NH: Após reforço no policiamento, ocorrências mostram recuo do crime

Foto: Diego da Rosa/GES  Barreiras estão sendo montadas em diversos pontos da cidade
Foto: Diego da Rosa/GES
Barreiras estão sendo montadas em diversos pontos da cidade

Força-tarefa da Brigada Militar está em operação desde sábado em Novo Hamburgo

As ocorrências registradas no fim de semana no plantão da Polícia Civil mostram que a força-tarefa deflagrada pela Brigada Militar, com reforço de 31 servidores de Canoas e Gravataí, além de um helicóptero da corporação, conseguiu conter a escalada da violência em Novo Hamburgo. Do sábado até as 20 horas de ontem, por exemplo, foram roubados um e furtados quatro veículos. A redução de casos é substancial, considerando que setembro atingiu recorde histórico de 159 roubos e 118 furtos – média de 9,2 carros por dia. “Com ações específicas, podemos reduzir a criminalidade, mas nunca vamos zerar”, avalia o comandante do 3o Batalhão de Polícia Militar de Novo Hamburgo, major Marcel Nery.
Em razão da escalada da violência que deixou a população em pânico, com onda de assaltos, dois latrocínios (roubo com morte) e roubos de toda ordem, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) promete que o reforço no policiamento ostensivo vai durar todo o mês. As medidas deixam claro que estavam faltando policiais nas ruas.
Apesar das barreiras e maior vigília, houve seis roubos a pedestres no sábado e domingo. A SSP não possui estatística sobre essa modalidade de crime, mas, de acordo com os registros das últimas semanas, houve pequena diminuição. E o homicídio de sábado, segundo a Polícia, é circunstancial, difícil de ser impedido. “Se alguém está decidido a ir matar outra pessoa por motivo pessoal, é improvável que haja um agente no local para impedir”, observa um agente da Homicídios.
Os registros
Roubo de veículo
O condutor de uma Honda Fan vermelha foi interceptado por um Chevette na Rua Tupi, Centro, às 22h35 de sábado. Desceram dois homens armados, que renderam o motociclista de 30 anos. Um deles fugiu com a moto.

Furto de veículo
Um Tempra estacionado na Rua 19 de Novembro, bairro São Jorge, foi arrombado e furtado às 22h30 de sábado.
Um Gol branco foi furtado na Rua Galileu, bairro Canudos, às 20h50 de sábado.

Às 16 horas de sábado, na Avenida 1º de Março, no Centro, ladrões levaram um Fusca vermelho.
Outro Gol branco foi furtado no sábado, ao meio-dia, na Avenida Pedro Adams Filho, Centro.

Roubo a pedestre
Três adolescentes saíram de um hipermercado na Avenida Nicolau Becker, Centro, às 15h45 de ontem, e foram assaltados quase na frente. Três jovens armados de faca mandaram as vítimas entregar seus skates. Seria a volta do bonde dos assaltos, que teria dado uma pausa nos ataques.

Uma mulher de 46 anos foi assaltada às 8h40 de ontem na Rua Jaburu, bairro São José. Um carro preto se aproximou e o condutor desceu. Arrancou a bolsa da pedestre, com celular e documentos, e fugiu no veículo em direção à Rua Amantino Peteffi.
O condutor e a caroneira de uma moto pararam para pedir informações a um jovem de 19 anos que caminhava no bairro São Jorge, à 1h30 de ontem, e a mulher, armada, disse que era um assalto. A caroneira roubou celular e documentos.
Dois homens em uma moto atacaram uma mulher de 76 anos na Rua Doutor Magalhães Calvet, no Centro, às 17 horas de sábado. O caroneiro arrancou a bolsa da idosa.
Uma adolescente de 16 anos foi atacada por criminosos em uma moto preta às 17 horas de sábado na Rua Poços de Caldas, bairro Vila Nova. Roubaram a bolsa com celular e documentos.
Um jovem de 24 esperava ônibus em parada na Rua 5 de Abril, bairro Rio Branco, às 22h50 de sábado, quando foi rendido por dupla em uma moto preta. Foram roubados dinheiro, celular e documentos.
Homicídio
Lennon Samuel Schmidt, 23 anos, foi assassinado com dois tiros na tarde de sábado na Avenida Victor Hugo Kunz, bairro Canudos. Segundo a Polícia Civil, foi crime passional. O suspeito é um jovem de 19 anos.
Prisões
O foragido do sistema prisional Joel Berto da Silva, 31 anos, foi preso em abordagem da Brigada Militar na Rua Presidente Kubitscheck, bairro Canudos, na tarde de ontem. Ele tem antecedentes por roubo, segundo a BM.
Às 4h25 de ontem, um Uno fugiu da Brigada Militar e bateu em um muro no bairro Santo Afonso. O carro era furtado. Entre os homens que fugiram para o Beco da Rivera, um foi preso. O nome não foi informado pela BM.
Por volta de 0h30 de ontem, a Brigada Militar foi averiguar denúncia de racha na Rua Armando Schilling, no São Jorge, e flagrou um condutor com Tempra que tinha sido furtado duas horas antes na Rua 19 de Novembro, no mesmo bairro. Gustavo Walter Martins, 20 anos, foi preso em flagrante.
JORNAL NH