Operação Força Tática vai levar até 300 policiais por dia para bairros da Capital

Operação levará até 300 policiais por dia para bairros da Capital. Foto: Divulgação/Brigada Militar
Operação levará até 300 policiais por dia para bairros da Capital. Foto: Divulgação/Brigada Militar

Ações serão espelhadas na operação especial deflagrada no bairro Cruzeiro, na última semana

A Brigada Militar deflagrou, na tarde desta segunda-feira, a Operação Força Tática, que deve reforçar o policiamento ostensivo na Capital. Conforme o tenente-coronel Mario Ikeda, comandante do Comando de Policiamento da Capital, entre 100 e 300 homens estarão deslocados diariamente para patrulhar áreas conflagradas pela violência em Porto Alegre. As ações serão moldadas na operação especial deflagrada pela Brigada Militar na última semana no bairro Cruzeiro: “a ação na Cruzeiro teve resultados positivos, com 25 pessoas presas em uma semana. É dentro desse modelo que vamos atuar nos demais bairros da cidade”, ressaltou o comandante.

A operação deve perdurar por aproximadamente um mês, tendo a cada dia um roteiro diferente. Os itinerários serão divulgados aos policiais envolvidos diariamente, por volta das 8h, e as atividades serão desenroladas imediatamente após esse momento. A divulgação prévia das áreas que receberão os policiais não vai ser feito evitar que os bandidos fujam ou ocultem evidências. Os principais alvos são crimes relacionados a roubos e tráfico de drogas.

O tenente-coronel Ikeda ressalta que não vai haver prejuízo no policiamento nas demais áreas da Capital, uma vez que os policiais envolvidos na ação fazem parte de grupos especiais de diferentes unidades da Brigada Militar em Porto Alegre. A Operação Força Tática é deflagrada anualmente, mas em 2015 vai ter moldes diferenciados, contando com ações diárias e efetivo reforçado.

Fonte:Ananda Müller/Radio Guaíba