Rádio Guaíba: Brigada Militar perdeu mais de 1,7 mil PMs desde o início deste ano

Faltam PMs no RS. Crédito: André Ávila/CP
Faltam PMs no RS. Crédito: André Ávila/CP

Defasagem da BM é superior a 10 mil homens. O efetivo atual é o menor dos últimos 30 anos

Um levantamento da Brigada Militar apontou que 1.721 policiais deixaram de fazer parte do efetivo da corporação desde o início de 2015. Mais de 1.500 se aposentaram. Além disso, 154 se desligaram ou foram desligados da função, 20 agentes foram reformados e 23 faleceram. O número é superior a anos anteriores, quando as baixas no efetivo eram, em média, de mil homens. O coronel Alfeu Freitas salientou que o reforço no efetivo depende do governo do Estado, mas espera ter uma inclusão de policiais nos próximos meses para “oxigenar a corporação”.

“O decreto finda em 31 de dezembro e a gente está na expectativa de saber se será ampliado ou finalizado. Estamos na expectativa sim, de termos alguma inclusão na Brigada Militar para oxigenar o quadro”, afirmou. Freitas afirmou, no entanto, que não há prazo para que isso ocorra.

O comandante pontuou ainda que o chamamento de novos agentes só deverá ocorrer no ano que vem e  que há um período de oito meses de treinamento, o que inviabilizaria novos policiais nas ruas no primeiro semestre de 2016.

Atualmente, a defasagem da BM é superior a 10 mil homens. O efetivo atual é o menor dos últimos 30 anos. São cerca de 20 mil PMs atuando no Estado.

Fonte:Eduardo Paganella / Rádio Guaíba