13 BPM comemora 22 anos de primeira turma de mulheres policiais militares

15545Video em homenagem à turma formanda emocionou as oficiais 

Na manhã dessa sexta-feira (18), ocorreu na sede do 13BPM – Batalhão de Polícia Militar solenidade que marcou os 22 anos da primeira turma de mulheres a ingressar da Brigada Militar da região. Diversas autoridades estiveram presentes, como vereadores e representantes de órgãos ligados à segurança pública.

Durante o protocolo foi destacada a importância da mulher no trabalho desempenhado e a quebra de paradigmas que ocorreu no inicio dos trabalhos, quando haviam no quartel somente homens trabalhando.

Foram homenageados o tenente coronel José Adolfo Ongaratto, que era o oficial de disciplina na época e que trabalhou na formação da turma, assim como o padrinho da turma, 1º tenente Ubirajara Guilherme da Silva.

Um vídeo com fotos e imagens da preparação, desfiles e da formatura da turma foi apresentando em homenagem a cada uma das 27 policiais militares que concluíram o curso de formação. Sendo que o ingresso no primeiro curso de formação de soldados femininas ocorreu no ano de 1993 e a conclusão foi em 1994.

Conforme a BM, a presença feminina intimidou no início, pois diante da nova realidade foi preciso que os policiais militares masculinos mudassem alguns hábitos. As soldados femininas começaram atuando em escolas e no trânsito, depois ganharam igualdade, recebendo as mesmas funções masculinas. O quartel também precisou de algumas alterações onde alguns ambientes precisaram ser reformados para recebê-las. A formação desta turma em Erechim trouxe um comprometimento maior, não só relacionado à atuação interna, como a externa, pois muitas vezes era necessária a presença da mulher na revista em eventos esportivos, por exemplo. Conforme a BM, ao longo desses 22 anos enfrentaram dificuldades antes encaradas pelos homens, mas as PMs não decepcionaram, demonstrando muita dedicação pelo trabalho.

  • Foto: Jéssica França / DM
    Foto: Jéssica França / DM
  • Foto: Jéssica França / DM
    Foto: Jéssica França / DM
  • Foto: Jéssica França / DM
    Foto: Jéssica França / DM

DIÁRIO DA MANHÃ