Onda PROERD – São Sebastião do Caí

413
Fotos: Soldado Dionéia, do 27º BPM.
Fotos: Soldado Dionéia, do 27º BPM.

A partir de hoje vamos iniciar, aqui no blog, uma série sobre o PROERD (Programa de Resistência às Drogas e à Violência), este trabalho fantástico desenvolvidos pela Brigada Militar aqui no nosso Rio Grande do Sul, assim como pelas Polícias Militares em todo o país. Uma onda gigantesca do bem que ensina alunos de Educação Infantil séries iniciais, 5º e 7º anos, além do “PROERD Pais”, em escolas públicas e particulares de todas as comunidades gaúchas, a dizerem não às drogas e à violência. Conhecimento e humanização, instrumentos para um futuro com mais luz e menos tragédias.

Até porque não é só de notícias tristes que vive a Segurança Pública brasileira. Há alegria. Há prevenção. Vitórias. Há humanidade praticada por um exército do bem, anônimo e numeroso. Talvez muito mais numeroso que os maus.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano “Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E.”, surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil. É um projeto onde os policiais militares, fardados e devidamente treinados e com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma) que desenvolvem um curso, com enfoque na prevenção destes males, em sala de aula.

O mascote é o Leão mais querido do mundo, que nos EUA leva o nome de Daren.

Na noite da última terça-feira, 02 de dezembro, a festa de formatura do PROERD foi em São Sebastião do Caí. PMs do 27º Batalhão de Polícia Militar formaram mais 160 alunos no Programa na edição do segundo semestre de 2015 (fotos), que contemplou as escolas Davi Canabarro, Alencastro Guimarães e São José. No primeiro semestre, foram 332 formandos, totalizando 492. A formatura, realizada no Centro Municipal de Cultura, contou com a presença do Comandante do 27º BPM, Major Oberdan do Amaral Silva, com secretários municipais, o Sub-comandante do 27º BPM e Comandante da 1ª Companhia de Policiamento Ostensivo, Capitão Celio Vargas de Oliveira, o Presidente do CONDICA, Clovis Duarte, além de outras autoridades civis e militares. Os instrutores do PROERD no município foram os Soldados Odirlei Steffler e Daniel Santos, que entregaram os diplomas aos formandos num espetáculo que teve, como ponto alto, a presença do Grupo Teatral “Brigada em Cena”, com a peça “Ação e Reação”. Professores, pais e alunos lotaram o auditório municipal e participaram ativamente das brincadeiras com o Leãozinho.

A formatura foi marcada pela alegria e emoção dos participantes. Ao final, os pais agradeceram aos PMs por ofertar, aos seus filhos, um novo olhar sobre as relações interpessoais e sobre os perigos que rondam a juventude na sociedade contemporânea.

 

Oscar Bessi

Correio do Povo