Tire suas dúvidas sobre os empréstimos para servidores receberem o 13º

PARA TIRAR DÚVIDAS
A partir de quando será possível fazer o empréstimo?
A informação ainda não foi divulgada pelo governo.
Como os servidores deverão proceder para fazer o empréstimo?
No Banrisul, é possível que seja oferecida a opção de contratar o empréstimo no caixa eletrônico. O banco detalha hoje como será a operação. As demais instituições também irão definir seus procedimentos.
O empréstimo pode ser contratado em qualquer banco?
Pode ser feito na instituição onde o servidor recebe, mas o Banrisul oferece taxa equivalente à indenização a ser paga pelo governo. Caso o servidor receba em outro banco, que cobre juro maior do que o limite estabelecido para reembolso, há opção de retornar sua conta ao Banrisul para contratar o empréstimo pela taxa da instituição estadual.
Quem irá se responsabilizar pelos juros do empréstimo?
O governo pagará indenização ao servidor para que ele não tenha prejuízo ao contrair o empréstimo. Há, porém, um limite para reembolso do juro, que está dentro do que será oferecido pelo Banrisul. Caso o servidor receba por outro banco que cobre taxa maior, terá de bancar a diferença.
Se o funcionário deixar para receber o 13º salário no ano que vem, quais serão os benefícios?
O servidor pode receber no calendário proposto pelo governo (junho a novembro de 2016), com indenização pelo atraso – será calculada pela variação da Letra Financeira do Tesouro Estadual, mais taxa de 0,8118% ao mês.
Funcionário inadimplente poderá fazer o empréstimo no banco?
Ainda não há informação.
E quem já fez o adiantamento do valor do 13º?
Terá de fazer o empréstimo para quitar o débito.

ZERO HORA