Estado arrecadou até agora cerca de 1/3 do que espera em IPVA

thumb1-1Termina na sexta prazo para parcelar tributo em três vezes. Calendário termina em abril, pelo final da placa do veículo

Mais de R$ 848 milhões foram arrecadados aos cofres do Estado com o pagamento do IPVA até o início da semana. O total corresponde a 34% do que o governo espera receber com o tributo – de R$ 2,5 bilhões. Conforme a Secretaria da Fazenda, 1,2 milhão de motoristas já quitaram o valor devido. A frota gaúcha ultrapassa os 6,1 milhões de veículos, sendo 3,7 milhões deles tributáveis, por terem sido fabricados a partir de 1997.

Até a próxima sexta, proprietários de veículos automotores terão prazo para parcelar o impostos em três vezes, habilitando-se ao desconto de 3% sobre o valor da primeira parcela, 2% na segunda parcela (até 29 de fevereiro), e 1% na terceira parcela (até 31 de março).

A partir de sábado, a quitação do imposto deve ser feita apenas de maneira integral, com os descontos respectivos, em fevereiro e março, ou sem desconto, em abril, pelo final da placa do veículo.

Os condutores que não sofreram multas nos últimos três anos terão direito ao desconto do Bom Motorista, de 15%. Quem não foi autuado nos dois últimos anos ganha direito a 10% de abatimento. Para quem ficou um ano sem infrações, o desconto é de 5%.

Já a participação no programa da Nota Fiscal Gaúcha dá desconto de até 5%. Considerando as vantagens do Bom Motorista e do Bom Cidadão, o proprietário que decidir quitar o imposto de forma parcelada até o fim de janeiro pode ter redução que chega a 22,4%.

O Piratini conta com a arrecadação do IPVA, além do ICMS, para quitar a folha do funcionalismo estadual no mês de janeiro. A Secretaria da Fazenda, porém, mantém dúvidas sobre se vai ter arrecadação suficiente para quitar a folha de fevereiro.

Fonte:Samantha Klein/Rádio Guaíba