Aberta oficialmente a 15ª Copa ABAMF

Brigadianos que tombaram em serviço foram homenageados, assim como as esposas  dos militares que lutam contra os desmandos do governo estadual

Foi oficialmente aberta, na manhã de 19 de fevereiro, na Colônia de Férias Farroupilha, em Cidreira, a 15ª Copa ABAMF. A cerimônia de abertura contou cm presença do comandante-geral da Brigada Militar(BM), coronel Freitas, do comandante do CRPO Litoral, coronel Lima, da presidente do Sindicivis, Angela Quadros, do deputado estadual, Nelsinho Metalúrgico – representando a Assembleia Legislativa – do vereador Cássio Trogildo, presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, entre outros representantes civis e da Família Brigadiana. A convidada de honra foi a presidente do CPERS,  Helenir Aguiar Schürer.

Durante a abertura oficial aconteceu uma homenagem as esposas de brigadianos, que entraram na luta contra o parcelamento dos salários, em 2015, e tomaram a frente nas mobilizações durante o aquartelamento, realizado como forma de protesto. Também foi realizado um minuto de silêncio pelos brigadianos que tombaram em serviço.

O presidente da ABAMF destacou: “não é aceitável brigadianos trabalhando sozinhos em postos se tornando  vítimas da crescente criminalidade”. Leonel Lucas agradeceu o apoio do comandante-geral da BM, esclarecendo que coronel Freitas quer os brigadianos trabalhando com segurança. ” o comandante está no momento errado, no governo errado, mas nos ajuda da maneira possível”. Destacou, ainda,o trabalho das Regionais ABAMF agradecendo aos presidentes.

O presidente da ASSTBM, Aparício Santellano, lembrou que o momento é de lazer mas, igualmente, de união, pois logo adiante será um momento de luta da categoria. “Família Brigadiana é uma palavra importante. Nós somos servidores do Estado, temos que ser respeitados”.

Helenir  Schürer, presidente do CPERS ressaltou que representava 44 entidades – das quais as entidades brigadianas de nível médio fazem parte -do Movimento Unificado dos Servidores Públicos do RS. ” Fomos um exemplo de mobilização no ano passado”.

Para o comandante da BM, o momento de lazer é de extrema importância para os brigadianos, pois afasta os profissionais, por alguns momentos,da tensão do dia a dia. Ao ver uma pessoa vestida de Batman, lembrou. ” O Batman foi um ícone no momento de luta. O respeito a instituição BM é muito importante. Nada é feito sem a instituição BM”.

Por fim, foram hasteadas as bandeiras e  realizado o juramento dos atletas. Estava oficialmente aberta a competição, que este ano começou com um jogo festivo. A falta de efetivo impede que muitos brigadianos participem do tradicional  evento. A entrega dos prêmios ocorre domingo(21/2), pela manhã.

Paulo Rogério N. da Silva

Jornalista ABAMF