Defasagem faz com que duas cidades da Região Central juntem efetivos da BM

17558873Situação acontece nos municípios de Santa Margarida do Sul e Vila Nova do Sul

Dois municípios da Região Central do Estado tiveram que juntar os efetivos da Brigada Militar (BM) para dar conta do policiamento. O motivo é a falta do mínimo de profissionais para atender de forma satisfatória a população. As cidades são Santa Margarida do Sul, com 2,5 mil habitantes, e Vila Nova do Sul, com 4,3 mil.

Conforme apurou a reportagem, o efetivo em Santa Margarida do Sul é composto por nove Policiais Militares (PMs). O de Vila Nova do Sul, por 12. Hoje, por conta do déficit, somente um profissional faz o plantão em Vila Nova do Sul. A situação piorou quando o efetivo reduziu por conta da Operação Golfinho e férias dos profissionais.

A saída encontrada pelo comando foi juntar os efetivos. Assim, conforme a escala, em um dia o efetivo fica em uma cidade, e noutro fica em outra.

Na manhã deste sábado (20), por exemplo, o efetivo está concentrado em Santa Margarida do Sul. Como houve um caso de agressão à mulher em Vila Nova do Sul, o efetivo precisou se deslocar até a cidade. A distância entre os dois municípios é de 25 quilômetros.

Ainda não há informação de por quanto tempo a medida, que começou há dois dias, permanecerá em vigor. A intenção é que se estenda por pelo menos até o fim deste mês.

GAÚCHA SM