Encontro debate situação dos concursados não nomeados

126
Audiência pública reuniu representações no Dante Barone
Audiência pública reuniu representações no Dante Barone

A Comissão de Segurança e Serviços Públicos realizou, no início da noite dessa quarta-feira (23), no Teatro Dante Barone, audiência pública para analisar as situações de aprovados em concursos públicos ainda não nomeados, especialmente das áreas da Segurança e da Saúde.

Do encontro, participaram representantes sindicais (da Polícia Civil, da Brigada Militar, da Susepe, da área da Saúde, da Fazenda gaúcha e do Ministério Público estadual, entre outros) e dos próprios concursados, que defendem a imediata nomeação ou, caso elas não ocorram com urgência, o congelamento do prazo de validade dos concursos realizados, nos mesmos moldes do decreto governamental que congelou as nomeações por 180 dias, com base na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Também presentes, integrantes da área governamental, entre eles o delegado Jorge Soares, representando o secretário da Segurança, Wantuir Jacini, que registrou a preocupação do secretário com a falta de efetivo, salientando que Jacini inclusive já enviou ao governador José Ivo Sartori todos os processos de aprovados em concursos da área da segurança. Na Polícia Civil, são 650 aprovados que esperam nomeações e, na Brigada Militar, 2,5 mil.

A audiência foi conduzida pelo deputado Juliano Roso (PCdoB) e acompanhada, também, pelo deputado Maurício Dziedricki (PTB), ambos integrantes da Comissão de Segurança e Serviços Públicos.

AL.RS