Mais de 550 PMs já entraram para a reserva da Brigada Militar

Brigada1Na última sexta-feira, 53 policias se aposentaram da Corporação

Os primeiros dias do ano de 2016 registraram uma aumento no número de policiais deixando a Brigada Militar. Segundo levantamento da rádio guaíba, com base no Diário Oficial do Estado (DOE), até o 557 policiais entraram para a reserva somente neste ano. os nomes de 53 PMs apareceram no DOE no último dia 1º de abril. Um grupo de PMs chegou a ser chamado na última semana, mas os novos agentes devem passar por um período de treinamento e só exercerão as atividades no segundo semestre deste ano.

Ao longo de 2015, 1.794 entraram para a reserva, intensificando o déficit na corporação. Segundo dados da Lei de Acesso à Informação (LAI), obtidos na metade do mês de março, o efetivo da Brigada é o menor dos últimos dez anos no Estado. Até o início de março de 2016, eram 21.269, mas este número já diminuiu.

A própria Brigada Militar admitiu que o número ideal é de pelo menos 37.050 PMs. Contudo, a Brigada Militar garante que todas as cidades do Rio Grande do Sul dispõem ao menos de um brigadiano, rechaçando a tese de ausência de PMs em determinados locais.

Fonte:Eduardo Paganella e Lucas Rivas