Governo estadual entrará em campo para garantir veto de reposição aos servidores

Governo estadual entrará em campo para garantir veto de reposição aos servidores | Foto: Andre Avila / CP Memória
Governo estadual entrará em campo para garantir veto de reposição aos servidores | Foto: Andre Avila / CP Memória

Deputados já projetam análise na Assembleia Legislativa

Em meio ao mal-estar institucional gerado pelas manifestações do governador José Ivo Sartori, que na quarta-feira confirmou o veto aos projetos de reposição salarial de 8,13% aos servidores de poderes e instituições, deputados de oposição e de situação projetam como será o placar de análise dos vetos no plenário da Assembleia.

Com a aprovação das propostas por 34 parlamentares, há indicativo de que a derrubada dos vetos está garantida. Mas como em política não imperam a obviedade ou a lógica e o Executivo promete entrar em campo efetivamente, alguns deputados acreditam que não se pode descartar a manutenção dos vetos, apesar daforte pressão de representantes dos poderes. Para garantir a derrubada, são necessários, no mínimo, 28 votos.

Neste caso, contam a favor do governo não apenas os votos de deputados presentes em plenário, que sustentem a posição de Sartori, mas também ausências e abstenções. A expectativa é a de que o governador utilize o prazo total de 15 dias a que tem direito para manifestação, isto é, a publicação dos vetos no Diário Oficial do Estado.

Considerando o tempo de trâmite dos vetos na Assembleia, que envolve a análise em instâncias como a Comissão de Constituição e Justiça antes do envio ao plenário, o desfecho deve ser conhecido apenas em agosto.

CORREIO DO POVO