BM cumpriu seu papel, diz Sartori sobre desocupação da Fazenda

19336518Governador comentou ação da polícia, que resultou em 43 detidos

O governador José Ivo Sartori comentou nesta sexta-feira (17) a ação da Brigada Militar, que retirou e prendeumanifestantes que ocuparam o prédio da Secretaria da Fazenda na última quarta. Durante visita a mutirão de empregos em Porto Alegre, Sartori elogiou a atuação dos brigadianos e disse que o governo sempre negociou com os estudantes e professores.

“A Brigada cumpriu seu papel jurídico e institucional. Fizemos um acordo com participação da Assembleia e, nada contra meninos meninas que fizeram parte do processo, tudo de acordo com a juíza. Mas houve um grupo que não concordou com acordo (…) e ai por livre e espontânea vontade resolveram tomar a atitude de invadir Fazenda”.

Na ação, 43 pessoas foram detidas. Os maiores de idade foram levados ao Presídio Central. Agora eles respondem em liberdade.

Ele ainda criticou a falta de cumprimento com o acordo firmado entre os alunos que ocuparam escolas estaduais, professores e o governo estadual.

“Evidentemente que isso (invasão na Fazenda) não conferia com o que foi acordado, o rompimento de um grande acordo. Foi uma situação que não se poderia impedir que isso se fizesse (que a BM prendesse os manifestantes)”.

Os professores que ocupavam o Centro Administrativo do Estado liberaram o local na manhã desta sexta.

GAÚCHA