Nota de esclarecimento da Brigada Militar

Brigada Militar deteve mais de 40 pessoas em ação na manhã desta quarta-feira | Foto: Joana Berwanger/Sul21
Brigada Militar deteve mais de 40 pessoas em ação na manhã desta quarta-feira

A Brigada Militar, através do Comando do Policiamento da Capital (CPC), iniciou o acordo para liberação do prédio da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) com os estudantes no início da manhã desta quarta-feira (15), no 5º andar.

O grupo aceitou, inicialmente, se retirar do local. Ao chegar no térreo, percebeu a presença dos manifestantes do Simpa. Em seguida, desistiu do acordo e optou por continuar dentro do prédio da Sefaz.

Dessa forma, a BM concedeu, novamente, tempo para que os estudantes refletissem para um novo acordo com o comando. Após a chegada dos representantes da Cedica, os manifestantes informaram que não sairiam do prédio.

A BM perguntou diversas vezes durante as negociações se alguns dos adolescentes aceitavam sair, sendo que 10 optaram pela saída sem resistência. Representantes da OAB, Defensoria Pública e Conselho Tutelar acompanharam a retirada dos manifestantes do prédio.

A BM só foi informada que uma pessoa era jornalista no momento em que a mesma estava sendo conduzida para o ônibus. Cabe ressaltar que a corporação seguiu à risca todos os procedimentos cabíveis e esteve aberta ao diálogo durante todo o processo.

Secretaria da Segurança Pública
Governo do Estado do Rio Grande do Sul

RS.GOV

SSS