ONU ESTÁ RECRUTANDO DEZENAS DE PROFISSIONAIS PELO MUNDO

vagas-para-trabalhar-na-onu-foto-reproducao-saodomingosinformado_712723Há vagas no Brasil, Estados Unidos, Suíça, Holanda, França, Colômbia, Líbano, Tunísia, entre outras regiões e países da África.

A ONU está recrutando 222 profissionais pelo mundo. As Nações Unidas encorajam as candidaturas das mulheres e possui vagas para trabalhar na ONU em Nova York (Estados Unidos), Genebra (Suíça), Brasília (Brasil), Paris (França), Bangkok (Tailândia), Erbil (Iraque), The Haque (Holanda), Bujumbura (Burundi na África), Bamako (Mali na África), Jerusalém (Israel), Bogotá (Colômbia), Beirute (Líbano), Tunis (Tunísia) e mais cidades e países do mundo.

Vagas em Nova York
Em Nova York são 74 vagas na ONU. Os cargos são para diretor de assuntos de política, assistente administrativo, financeiro, recursos humanos, conselheiro militar, staff de escritório (diversas línguas), interprete de inglês, responsável por questões humanitárias, responsável por questões de gênero, advogado, responsável de pagamentos, responsável de operações, coordenador de segurança, coordenador de facilidades (engenheiros/arquitetos), secretária, responsável de informações públicas, analista de gerenciamento e mais cargos.

As candidaturas devem ser enviadas pelo site das Nações Unidas: https://careers.un.org/

Genebra
Na Suíça são 19 vagas para trabalhar nas Nações Unidas: officer de direitos humanos, officer de assuntos econômicos, officer de assuntos políticos, revisor de inglês, diretor de projetos e estratégias, sistemas de informação, programa de gerenciamento, entre outras vagas na ONU.

Paris
Na França há vaga para officer de gerenciamento e associado de gerenciamento.

Jerusalém
Em Israel há vagas para chefe de suporte de missão, com candidaturas até 27 de maio e chefe de recursos humanos com envio de currículo até 19 de maio.

Bogotá
Na Colômbia há um posto de trabalho para responsável de treinamento (gerenciamento e administração). Candidaturas até 27 de maio.

Beirute
No Líbano são 7 vagas para financeiro, officer de assuntos sociais, conselheiro regional (de assuntos de gênero), conselheiros de tecnologia e desenvolvimento, chefe de seção (justiça social), conselheiro regional de assuntos governamentais.

Bamako
Em Mali na África são 5 vagas para conselheiro de equipe, assistente especial (política), responsável de disposição de propriedades, responsável de assuntos de gênero, responsável de assuntos políticos.

Vagas na ONU no Brasil
No Brasil há uma vaga aberta para assistente do programa de gerenciamento. As candidaturas devem ser enviadas até o dia 08 de junho. Saiba mais no site da ONU: https://careers.un.org/lbw/jobdetail.aspx?id=53066

Como trabalhar na ONU?

As vagas disponíveis para trabalhar nos diversos escritórios da ONU são anunciadas diariamente através da Internet.

Devido à própria essência da missão das Nações Unidas, podem se candidatar para trabalhar na Organização especialistas de diversas áreas como medicina, direito, jornalismo, relações internacionais ou comunicação, somente para citar uns poucos exemplos. Porém, dois denominadores são comuns a todos os cargos nas Nações Unidas: o domínio de algum dos idiomas oficiais da ONU – inglês, francês, espanhol, chinês, árabe ou russo – e, na maioria dos casos, possuir um diploma universitário.

O processo é simples: basta acessar a página dedicada às possibilidades de carreira no Secretariado da Organização. Lá, o interessado encontra os cargos disponíveis organizados por áreas específicas, assim como informações sobre a vaga, o local de trabalho, exigências específicas do posto, salários e benefícios. Encontram-se também, nesta mesma página, listados os cargos disponíveis para trabalhar nas Forças de Paz das Nações Unidas.

Cada Agência, Fundo ou Programa especializado da ONU (como UNICEF, UNESCO, PNUD, FAO, etc.) tem seu próprio sistema de seleção de pessoal. Todos os links são disponíveis na página da International Civil Service Commission. Os interessados em trabalhar nas agências, programas ou fundos que formam o Sistema das Nações Unidas devem acessar as páginas específicas de cada um deles.

Você também pode acompanhar as oportunidades pelo twitter do UN jobs, site não-oficial e não vinculado à ONU, mas que organiza boa parte das vagas do Sistema da ONU.

O Sistema ONU no Brasil é grande: em www.onu.org.br/onu-no-brasil você encontrará links para os sites de todas as agências, programas, fundos, etc. que operam no Brasil, a maioria com base em Brasília. Quando há vagas abertas, são anunciadas nesses sites. No site oficial da ONU Brasil, todas as vagas disponíveis podem ser acessadas em www.onu.org.br/vagas

Os candidatos que acreditarem possuírem as qualificações para determinado posto, devem preencher online o formulário de inscrição, seguindo os passos indicados nos sites. Desta forma, as informações do candidato serão disponibilizadas automaticamente no departamento de recrutamento da ONU que avaliará o candidato.

Em nenhum momento do processo de seleção será solicitado qualquer tipo de pagamento.

Quem trabalha nas Nações Unidas?

Economistas, tradutores, jornalistas, estatísticos, secretários, produtores de televisão, peritos em computadores, médicos e carpinteiros – estas são apenas algumas dentre a grande variedade de pessoas que, com diferentes especialidades e antecedentes, trabalham como funcionários das Nações Unidas.

Como são selecionados os funcionários?

Segundo a Carta das Nações Unidas, “a consideração principal que prevalecerá na escolha do pessoal e na determinação das condições de serviço será a da necessidade de assegurar o mais alto grau de eficiência, competência e integridade”, acrescentando que deverá ser também levada em conta a “importância da escolha ser feita dentro do mais amplo critério geográfico possível”.

Para assegurar essa diversidade, as Nações Unidas contratam pessoas qualificadas provenientes do maior número possível de países realizando o recrutamento de seu pessoal em todo o mundo. Concursos também são realizados para contratar profissionais em início de carreira.

ONU Brasil