Quartel dos bombeiros de São Marcos pode ficar fechado até o final do mês

238
IMAGEM ILUSTRATIVA
IMAGEM ILUSTRATIVA

Unidade de Flores da Cunha também não funciona normalmente

Depois de quase paralisar as atividades nos últimos dias do mês de maio, o quartel do Corpo de Bombeiros de São Marcos pode fechar temporariamente as portas na madrugada desta quinta-feira (21). A cota de horas do mês termina às 2h. Enquanto a unidade ficar fechada, quem atenderá as ocorrências do município será o quartel de Vacaria, distante cerca de 70 quilômetros. Em maio, o quartel não fechou porque recebeu uma cota extra de horas.

Até esta terça-feira (19), a unidade de Vacaria também corria o risco de fechar até o final do mês devido à falta de horas extras. De acordo com o comandante dos bombeiros de Vacaria, o 1º sargento Luciano Maier Rodrigues, o comando dos bombeiros na Serra consegui nesta terça uma liberação extra de horas junto ao governo do Estado. Assim, o quartel segue aberto, mas com a responsabilidade por São Marcos até o final do mês. Se o comando regional conseguir mais horas, o quartel de São Marcos pode reabrir antes do início de agosto.

Enquanto Vacaria atenderá São Marcos, Caxias do Sul atenderá Flores da Cunha que, desde o domingo (17), já não funciona normalmente. No domingo, apenas um servidor estava trabalhando para atender às ligações. Na segunda-feira (18) e terça-feira (19) o atendimento foi normal e, nesta quarta-feira (20), apenas uma pessoa para atender às ligações.

Caxias do Sul tem restrição no atendimento dos bombeiros desde março deste ano. Apenas o quartel central da cidade, no Centro, e o do aeroporto funcionam normalmente. O problema também é a falta de horas extras.

No mês passado, o governo do Estado anunciou um plano de segurança que inclui, entre outras medidas, liberação de mais horas extras. Conforme a secretaria estadual da Segurança Pública, haverá uma reunião nesta quarta-feira para tratar do calendário de liberação. A previsão da secretaria é de que haja definição até o final deste mês.

GAÚCHA