DIÁRIO DE SANTA MARIA: 150 candidatos aprovados em concurso da BM podem receber treinamento em Santa Maria

130

17174638

150 candidatos aprovados em concurso da BM podem receber treinamento em Santa Maria Jean Pimentel/Agencia RBS

Definição de onde atuarão só sairá em 2017, no entanto

O 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon) pode receber, a partir de outubro deste ano, 150 candidatos aprovados no último concurso da Brigada Militar (BM) para treinamento na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EsFAS).

Conforme o major Eduardo Focking, responsável pela escola, não é possível garantir que o treinamento vai acontecer em Santa Maria, mas a cidade está cotada, junto com os quarteis das cidades de Osório e Montenegro.

No dia 17 deste mês, o Estado autorizou a convocação de 530 candidatos. 424 serão destinados ao policiamento ostensivo e 106 para os bombeiros. De acordo com o comando, é provável que eles atuem na Região Metropolitana e Porto Alegre, no entanto, a definição só sairá em maio de 2017, quando a nova turma estiver formada. 178 iniciaram o curso em maio e a formatura será em dezembro.

Apesar disso, o governo não vai suprir nem a metade dos PMs que deixaram a corporação nos primeiros oito meses do ano. Só em 2016, 1.287 PMs foram para a reserva (se aposentaram). Hoje, há 18,5 mil PMs no Estado.

O comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) Central, coronel Worney Mendonça, admite que, se não houver contratação de mais policiais e a destinação para pequenas cidades, alguns municípios menores da região poderão ficar sem policiamento da BM a partir de 2018, pois há PMs se aposentando, mas sem reposição. Na Região Central, 22 dos 29 municípios têm menos da metade do efetivo policial necessário.
Hoje, são feitos Patrulhamentos Intermunicipais (Patrim) em algumas cidades, como na Quarta Colônia, onde em vez de ficar só um PM em Faxinal do Soturno e outro em São João do Polêsine, por exemplo, eles trabalham em uma só viatura e percorrem as cidades ao longo do dia.