ZERO HORA: Mais de 8 mil servidores públicos e comissionados ainda não sacaram abono salarial do Pasep de 2014

173

PAZAValor de um salário mínimo está disponível em qualquer agência do Banco do Brasil. Trabalhadores podem ver se têm direito ao benefício online

Mais de 149 mil trabalhadores do país ainda não retiraram o abono salarial do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) ano-base 2014. No Rio Grande do Sul, são 8.242 servidores públicos e comissionados que têm direito ao benefício. O prazo para sacar o valor de um salário mínimo (R$ 880) termina no dia 31.

Têm direito ao abono salarial os servidores públicos e comissionados que ainda estão trabalhando ou que tenham se aposentado, mas exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias em 2014. Também é necessário que o trabalhador tenha recebido até dois salários mínimos por mês nesse período, além de estar cadastrado no Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Os trabalhadores podem consultar se têm direito ao benefício pelo portal abonosalarial.mte.gov.br, inserindo CPF ou número do PIS/Pasep e data de nascimento. O Ministério do Trabalho também pode tirar dúvidas pela Central de Atendimento Alô Trabalho 158.

COMO SACAR

PIS – o trabalhador que possuir Cartão Cidadão e senha cadastrada pode sacar o PIS nos terminais de autoatendimento da Caixa, ou em uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão Cidadão, pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de documento de identificação. Informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-726-0207 da Caixa.

Pasep – quem recebe o Pasep precisa verificar se houve depósito na conta. Caso isso não tenha ocorrido, deve procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-729-0001, do Banco do Brasil.

Mais informações – a Central de Atendimento Alô Trabalho do Ministério do Trabalho, que atende pelo número 158, também tem informações sobre o PIS/Pasep.

Olho no calendário 2015

O governo federal já divulgou o calendário de pagamento do abono salarial do ano-base 2015, que começou a ser pago em 28 de julho deste ano, seguindo as novas regras definidas pela Lei 13.134, de 16 de junho de 2015. A estimativa é que sejam destinados R$ 14,8 bilhões. Quem nasceu de julho a dezembro, recebe o benefício ainda neste ano (2016). Os nascidos entre janeiro e junho vão poder sacar no primeiro trimestre de 2017. Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 30 de junho de 2017, prazo final de saque.