ZERO HORA: Novos PMs irão atuar em Porto Alegre e na Região Metropolitana a partir de maio

19264340Antes de ir às ruas, turma de 530 recrutas trabalhará a partir de janeiro em eventos fechados

Por: Jocimar Farina

Os 530 candidatos aprovados no último concurso da Brigada Militar irão atuar preferencialmente em Porto Alegre e na Região Metropolitana. A definição, porém, só irá ocorrer em maio de 2017, quando a nova turma estará formada.  As informações são da Rádio Gaúcha.

governo do Estado autorizou a convocação do grupo na quarta-feira. Do total, 424 serão destinados à Polícia Ostensiva e 106 para os Bombeiros.

Os selecionados terão que apresentar novos exames médicos. O curso deverá se iniciar em outubro. A partir de janeiro de 2017, os recrutas passarão a atuar em eventos fechados, com supervisão, como festividades e praças esportivas.

O concurso de 2014 foi prorrogado até dezembro de 2018. Ainda restam aproximadamente 1,7 mil aprovados para serem chamados. Já os primeiros 178 chamados neste concurso público iniciaram curso em maio. A formatura ocorrerá em dezembro.

Apesar do ingresso, o governo gaúcho não irá suprir nem a metade dos policiais militares que deixaram a corporação nos primeiros oito meses do ano. Somente em 2016, 1.287 PMs foram para a reserva. Nos quadros hoje da Brigada Militar há 18,5 mil PMs. E, de acordo com a associação de soldados, há hoje 3 mil policiais militares aptos a se aposentar.