Salva-vidas temporários iniciam as fases de habilitação específica

357
Quem passar na primeira fase será chamado para a segunda, que será de capacitação técnica, desenvolvida no período de 7 a 27 de dezembro - Foto: Arquivo Piratini
Quem passar na primeira fase será chamado para a segunda, que será de capacitação técnica, desenvolvida no período de 7 a 27 de dezembro – Foto: Arquivo Piratini

Edital de homologação e convocação dos inscritos para o processo seletivo de contratação de salva-vidas civis temporários para a Operação Golfinho da Brigada Militar será publicado nesta quarta-feira (16) no Diário Oficial do Estado. O processo se dará em duas fases: a primeira, no dia 24, será de habilitação específica, que consiste em exames de saúde e odontológico seguida de avaliação de aptidão física. Os inscritos devem comparecer às 8h30 na Academia de Polícia Militar (Avenida Aparício Borges, 2001, bairro Partenon – Porto Alegre).

Todas as etapas terão caráter eliminatório. Quem passar na primeira fase será chamado para a segunda, que será de capacitação técnica, desenvolvida no período de 7 a 27 de dezembro. Esse treinamento se dará de acordo com a habilidade escolhida pelo candidato no momento da inscrição, seja para água de mar ou águas internas. Os treinamentos serão nos municípios de Tramandaí e Rio Grande.

Se inscreveran no processo de seleção para contratação de salva-vidas civis temporários para a Operação Golfinho, da Brigada Militar, 920 pessoas. Desse total, 709 querem atuar em águas de mar e 211 em águas internas. As inscrições já estão encerradas.

Neste ano, estão sendo oferecidas 600 vagas, o dobro da edição passada. Segundo o chefe do Estado-Maior da Brigada Militar, tenente-coronel Luís Marcelo Maya, as inscrições superaram a expectativa da corporação. “No início do processo seletivo trabalhávamos com a ideia de chegar a 900 inscritos e com o fim do prazo conseguimos atingir a meta”, destacou.

Durante os meses de janeiro, fevereiro e março os candidatos contratados farão salvamento aquático nos municípios de Torres, Arroio do Sal, Capão da Canoa, Xangri-lá, Imbé, Tramandaí, Cidreira, Balneário Pinhal, Palmares do Sul, Mostardas, Tavares, São José do Norte, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Chuí, Canoas, Porto Alegre, Rio Grande, Santana do Livramento, Santa Maria, Santa Cruz do Sul e São Leopoldo.

Texto: Cassiane Osório
Edição: Léa Aragón/ Secom