GAUCHA: Prefeituras da Serra querem criar Consórcio Intermunicipal de Segurança

216
IMAGEM ILUSTRATIVA

Primeira reunião para tratar o assunto foi na sexta-feira

Municípios da Serra começaram a se articular para tratar de forma regional os gargalos da segurança pública. A ideia de criar o Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública foi tema de uma reunião na tarde de sexta-feira (04), entre representantes de Farroupilha, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e São Marcos. Embora esses quatro municípios tenham participado da primeira reunião, o objetivo é agregar outros integrantes da Região Metropolitana da Serra Gaúcha.

O vice-prefeito de Caxias do Sul, Ricardo Fabris de Abreu, que propôs a iniciativa, diz que o objetivo é criar uma política regional de segurança pública. Com isso, segundo ele, poderá ser criada uma “espécie de polícia metropolitana ou regional” a partir da união do trabalho das guardas municipais que atuariam de forma regionalizada. Outra possibilidade é a criação de um fundo regional para a compra de equipamentos e materiais para as guardas, além da integração do sistema de monitoramento dos municípios

A iniciativa não tem prazo para ser efetivada. Conforme Fabris de Abreu, exemplos de convênios em outras regiões serão estudados. De acordo com ele, a expectativa é encaminhar uma minuta dos convênios para a análise dos municípios nos próximos meses.

GAÚCHA