RADIO GUAÍBA: Sartori cobra postura ativa de secretários: “Do céu só vem chuva de pedra e cocô de passarinho”

Fábio Branco, que assumiu a Casa Civil, disse que vai imprimir um novo ritmo nas articulações com o Legislativo, o que considera a principal atribuição no cargo

O governador José Ivo Sartori cobrou nesta quarta-feira uma postura mais ativa dos secretários nas negociações para aprovação dos projetos do ajuste fiscal do Executivo que ainda estão na Assembleia. Sartori disse que os secretários não podem ficar esperando que as coisas aconteçam. “Nada vem do céu, a não ser chuva de pedra e cocô de passarinho”, comparou o governador, arrancando risos da pequena plateia, formada por alguns deputados, integrantes do primeiro escalão e assessores que participaram da transmissão de cargo na Casa Civil, no final da manhã.

Com a cerimônia, se efetivou a troca de cadeiras entre Fábio Branco, antes secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, e que agora passa a comandar a Casa Civil; e Márcio Biolchi, que deixou a Casa Civil e assumiu o Desenvolvimento Econômico.

Mais sério, Branco disse, ao final do ato, que vai imprimir um novo ritmo nas articulações com o Legislativo, que considera a principal atribuição no cargo. “Agora é uma nova etapa, até porque os projetos são muito mais complexos, então vamos acelerar e aperfeiçoar a relação com a Assembleia. Minha prioridade é uma relação mais próxima”, definiu. Segundo ele, a agenda de votações vai ser construída em uma reunião de estratégia na próxima segunda-feira.

O governo ainda não obteve os votos necessários para aprovar parte dos projetos, entre eles a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prevê o fim da exigência de plebiscito para a venda da CEEE, da Sulgás e da CRM. A PEC precisa de 33 votos, em dois turnos de votação. Por isso, o Executivo trabalha para tentar fechar uma conta hoje improvável: ‘cavar’ dois votos no PDT; negociar uma ‘virada’ no PSB, que soma três deputados; e isolar o deputado Luís Augusto Lara, contrário à PEC, no PTB, garantindo os outros quatro votos da sigla.

Fonte:Agência Brasil