Sartori deve anunciar concurso para a segurança pública com mais de 4 mil vagas

874
Concurso será para Brigada Militar e Polícia Civil

NOTA ABAMF:  No mesmo dia que anunciará concursos de policiais, encaminha projetos que minam o futuro desses servidores

Anúncio deve ser feito às 9 horas desta terça-feira

Amilton Belmonte JORNAL NH

O governo do Estado e a Secretaria da Segurança Pública anunciam nesta terça-feira (4) a abertura de um novo concurso público para a segurança. O informe será feito às 9 horas, no Palácio Piratini, pelo governador José Ivo Sartori, seguido de entrevista coletiva do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer.

Nos bastidores, a informação é de que os números deverão ultrapassar certames recentes. Para a Polícia Civil serão ofertadas mil vagas, com 70 ou 100 desses postos somente para Delegados de Polícia e os demais para agentes. Na Brigada Militar (BM), os números indicam que o concurso poderá contemplar entre 3 e 4 mil vagas, sendo 500 delas para o Corpo de Bombeiros, que nesta terça-feira aguarda pela votação na Assembleia Legislativa do projeto de lei que formaliza sua separação da BM.

A estimativa é que o anúncio também possa confirmar a chamada de até 500 ex-soldados do Exército. Eles atuariam na guarda externa de presídios em substituição a efetivo similar de PMs, que seriam então realocados ao policiamento preventivo-ostensivo. Há poucos dias o governo aprovou no parlamento o projeto de lei dessa matéria.

A incógnita é sobre a possibilidade da abertura de um novo concurso para a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e o Instituto-Geral de Perícias (IGP), instituições hoje com defasagem estimada em 50% nos seus quadros funcionais.

Após o anúncio, Sartori embarca para Brasília. À tarde, cumpre agenda nos ministérios da Integração Nacional e de Minas e Energia. No primeiro, trata de ajuda financeira aos municípios gaúchos atingidos pelas chuvas. No segundo, o tema é o contrato de concessão da CEEE Distribuidora.