GAUCHAZH: Aprovados em concurso da Brigada Militar não têm previsão para serem chamados

4,1 mil futuros PMs foram aprovadas no concurso da corporação
Diego Vara / Agencia RBS

Inicialmente, BM havia prometido que pelo menos dois mil novos soldados seriam convocados em junho. Passados três meses, não há nova data

O sonho de vestir a farda da Brigada Militar vai ter de esperar para a moradora de Gravataí, Cíntia Kretzmann, 23 anos. Ela e os outros aprovados no concurso da BM aguardam pela convocação, prometida inicialmente pelo comandante-geral da BM, coronel Mário Ikeda, para acontecer em junho. Na primeira lista, seriam chamados dois mil dos 4,1 mil novos soldados. Passados três meses, a assessoria da Secretaria da Segurança Pública (SSP) afirma que não tem previsão de quando a convocação deve acontecer e nem há como definir quantos serão chamados os primeiros PMs.

Enquanto aguardam, os aprovados vivem com a sensação de incerteza. Estudante de Direito, Cíntia segue atuando como estagiária, mas garante que tem amigos que deixaram seus empregos quando foi divulgada a previsão de convocação.

— A gente vem de uma longa batalha. Foram provas. Tivemos custo alto para realizar os exames médicos. Depois teve a preparação para o teste físico. Cria-se uma expectativa. Quando tu vê teu nome na lista dos aprovados, é só alegria. Pensa que está a um passo da nomeação. Mas daí vem essa espera — conta Cíntia.

homologação do concurso no Diário Oficial aconteceu em julho — um mês depois de quando deveria acontecer a convocação dos primeiros dois mil colocados. Antes disso, os candidatos passaram por quatro etapas: em 12 de dezembro de 2017, foi realizada a prova objetiva. Já no início deste ano, os concorrentes entregaram uma série de exames. Em seguida, fizeram a prova física e a avaliação psicológica.

— Sempre quis ser da Brigada Militar. Já fiz vários concursos, mas passar neste era um desejo meu. Pedi férias para estudar. Tem toda uma preparação.

Sempre quis ser da Brigada Militar. Já fiz vários concursos, mas passar neste era um desejo meu. Pedi férias para estudar. Tem toda uma preparação.

CÍNTIA KRETZMANN

Estudante de Direito aprovado para o concurso de soldado da BM

Os aprovados em concursos têm dois anos para serem chamados. No entanto, declarações garantindo que a convocação aconteceria
logo criou expectativa nos novos soldados.

— Tu ficas sentindo que a realização do teu sonho está próxima, mas ainda está longe —define a estudante.

Procurada, a Brigada Militar preferiu não se manifestar sobre o concurso.