Casal de PMs celebra a profissão neste domingo

1101

Juntos há quase dois anos, Vinícius Massulo e Mileni Brusco dividem os desafios e alegrias da profissão que escolheram

Por: FERNANDA SZCZECINSKI Portal GAZ

Na casa dos rio-pardenses Vinícius Azevedo Massulo, de 27 anos, e Milleni Cezar Brusco, de 29, a Páscoa não será o único motivo de comemoração deste domingo, 21. O casal, que está junto há quase dois anos, vai celebrar também a profissão que escolheram, e que é homenageada no dia 21 de abril: a do policial militar. Ambos filhos de brigadianos, os dois decidiram ser policiais a partir do exemplo que tinham em casa, e hoje dividem os desafios e conquistas da profissão.

“A rotina é muito intensa. Trabalhamos por escalas que às vezes não coincidem e é um desafio organizar nossa rotina de serviço com a pessoal”, relata Mileni, que atua na sala de operações da Brigada Militar, onde acontece o primeiro atendimento às ocorrências, por telefone, e de onde são despachadas as viaturas. Já Vinicíus trabalha no policiamento ostensivo, atuando diretamente nas ruas. Se por um lado alinhar os horários e vencer o cansaço de um ofício que exige disposição física e olhar sempre atento pode ser um problema, por outro, dividir a vida com alguém que entende exatamente aquilo que o parceiro vive no trabalho é motivo de alegria. Dos imprevistos e estresses às ocorrências bem-sucedidas, o casal busca um no outro o apoio e o companheirismo de que precisam.

“Um grande benefício de sermos casal e colegas é que conseguimos compreender como funciona a profissão militar, pois às vezes a escala chama na folga e também é muito comum passarmos do horário.” Além do orgulho de dar continuidade à profissão dos pais, poder ajudar o próximo é o que traz realização para Mileni e Vinicíus, que já ensinam esse princípio – e também o gosto pela farda – para os filhos Heloysa, de 2 anos, e Lorenzo, de 3. “Somos muito orgulhosos na nossa profissão e cada dia mais satisfeitos com a escolha que fizemos”, afirma a policial.

A data 

O dia do Policial Militar é 21 de abril, quando também se celebra o feriado que homenageia Tiradentes, o patrono da polícia brasileira. Tiradentes morreu enforcado nesta mesma data em 1792, como um dos membros do 6ª Companhia de Dragões de Minas Gerais, que lutou no movimento de independência que ficou conhecido por Inconfidência Mineira. Tradicionalmente, a data também homenageia a Polícia Civil, mas atualmente a profissão vem sendo celebrada, ao menos no Rio Grande do Sul, em 3 de dezembro, no aniversário da instituição.

Casal com os filhos Heloysa e Lorenzo
Casal com os filhos Heloysa e Lorenzo
Ambos filhos de brigadianos, Mileni Brusco e Vinícius Massulo se realizaram na BM
Ambos filhos de brigadianos, Mileni Brusco e Vinícius Massulo se realizaram na BM