Leite envia à Assembleia ainda em outubro projetos para alterar planos de carreira

Governo aguarda aprovação da reforma da Previdência

O governador Eduardo Leite afirmou, em entrevista para o programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba, nesta quarta-feira, que encaminha ainda em outubro à Assembleia projetos  que preveem alterar os planos de carreiras dos servidores. Ele não adiantou se as propostas vão incluir pedido de tramitação de urgência, o que define que sejam analisadas em até 30 dias.

O governador reafirmou, porém, o compromisso de apresentar as mudanças aos deputados da base aliada e aos sindicatos, antes do envio. “Estamos nas tratativas finais para o encaminhamento dos projetos à Assembleia Legislativa”, ressaltou.

Leite reforçou, ainda, que espera a aprovação da reforma da Previdência no Congresso, uma vez que há correlação entre os fatores. “Embora não atinja os Estados, ela [reforma] dá condições legais para que façamos a nossa reforma em âmbito local”, disse.

Ele detalhou que as mudanças serão enviadas por meio de “vários projetos” e considerou fundamental o diálogo com os sindicatos para tentar amenizar o impacto da rejeição. “Não temos expectativa de ter convergência em tudo”, admitiu.

Leite também disse que, das conversas com os sindicatos, foram extraídas sugestões que devem ser contempladas pelo texto do governo. “Essa não é uma reforma para tirar direitos dos servidores. É para modernizar a legislação”.

Durante a semana, o magistério gaúcho votou em assembleia indicativo de greve imediata, na rede estadual, assim que o Piratini enviar á Assembleia os projetos de alteração nos planos de carreira e nas regras de aposentadoria.

FONTE Mauren Xavier/Correio do Povo