Soldados do 12° BPM de Caxias do Sul têm artigo publicado em e-book do Ministério da Justiça

No dia 7 de agosto, em comemoração aos 14 anos de criação da Lei Maria Penha, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou a primeira edição do e-book “Jornada de Trabalho de Promoção da Segurança e Defesa da Mulher”. O material é composto por 25 artigos envolvendo violência contra a mulher a fim de disseminar o conhecimento e as boas práticas efetivadas em várias localidades do país, bem como reflexões empíricas e teóricas sobre a temática.

Dentre diversos materiais, os soldados Robson Oliveira do Nascimento e Jadna Marilene de O. Fernandes, da 12 BPM de Caxias do Sul tiverem seu artigo selecionado para fazer parte do E-Book. A matéria apresenta um projeto amplo que atue no pós trauma, buscando atendimentos psicológico, médico, estético, com o intuito de minimizar as marcas do ato violento ao qual a mulher foi vítima.

O trabalho parte da visão dos autores que são policiais militares e atendem diariamente vítimas de violência doméstica. A soldado Jadna comenta que, como fazem o primeiro atendimento dessas vítimas, muitas vezes ainda com o agressor no local, conseguem ter uma visão diferenciada sobre a violência e todos os outros fatores que formam o ambiente e as decisões tomadas pela vítima.

Na apresentação foi apontado quais os problemas encontrados no policiamento e casos de violência doméstica presenciados pelos autores a fim de demonstrar pontos a serem melhorados e incentivar a qualificação dos profissionais que atendem as vítimas de violência doméstica.
O material é organizado pela Coordenação de Políticas de Prevenção de Crimes contra a Mulher e Grupos Vulneráveis da Diretoria de Políticas de Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública (CGPS/DPSP/Senasp/MJSP).

Créditos: estagiária da Brigada Militar, Rafaela Knevitz