Inicia a Semana Farroupilha

614
Presidente Estadual da ABAMF, José Clemente

Hoje 13/09/2020 (domingo), em boa parte do Rio Grande do Sul e em especial em Uruguaiana, muita chuva, data que se inicia a Semana Farroupilha.

Muitas pessoas dizem que os gaúchos comemoram sua derrota nesses dias compreendidos entre 13 e 20 de setembro, cabe esclarecer o engano destas pessoas, que a verdade única e exclusiva é que o povo Gaúcho/Riograndense, foi e é um povo de coragem, aguerrido e então, em 1835, demonstrou sua insatisfação com a forma como era tratado pelo Império, os altos impostos, o achaque ao povo Gaúcho, provocou esse movimento revolucionário conhecido como a GUERRA DOS FARRAPOS.

Muito sangue do nosso povo Gaúcho manchou nossos pagos, a história demonstra a valentia, a coragem e a determinação de um povo com seus ideais.

Muitas são as passagens desta história, desde a traição aos lanceiros negros, a lembrança da postura de Bento Manoel. Por fim, simplificando, chegamos ao tratado de Poncho Verde, assim, acredito que nossa história de um povo determinado, deve sempre ser lembrado e referenciado, nossas manifestações nestas datas, não são pela dita “derrota”, são pelos nossos heróis farroupilhas que até hoje devemos lembrá-los e contar nossa história de luta por nossos ideais.

Nessa esteira, também devemos lembrar a nossa história brigadiana e sua similitude desse contexto.


POVO QUE NÃO TEM VIRTUDE, ACABA POR SER ESCRAVO.

José Clemente da Silva Corrêa
Presidente Estadual da ABAMF
Vereador em Uruguaiana/RS