Vitória! Câmara aprova destaque que preserva os Direitos Políticos dos Militares

230

Alvo de mobilização nacional das entidades representativas dos militares estaduais do Brasil o destaque n° 10  ao texto do PLP 112/2021 (Código Eleitoral) é aprovado e quarentena Eleitoral para os militares é Derrubada pela Câmara Federal nesta noite em Brasília.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (9) por 378 votos a 80 o texto-base do projeto de lei que institui o novo Código Eleitoral. No entanto o dispositivo que previa uma quarentena Eleitoral de 5 anos para as tidas carreiras de Estado (militares, policiais, magistrados e promotores de justiça), que inviabilizaria candidatura dos servidores destas classes nas próximas eleições foi derrubado pelos deputados federais após forte movimentação das entidades representativas destes, o destaque que excluía os militares foi derrubado por 405 votos contra 52.

“Foi uma vitória maiúscula pra todos nós, pois já não basta os inúmeros direitos civis que nos são castrados por sermos militares, queriam nos preterir de outro direito político garantido pela constituição a todos os brasileiros, o que configuraria um ultraje a nossa cidadania, muito obrigado a todos os 405 parlamentares – em particular, os parlamentares acreanos – que com sensatez ouviu-nos e impediu que essa injustiça fosse praticada contra os militares”. Concluiu Kalyl Moraes, presidente da Associação dos Militares do Estado do Acre.