A Semana Farroupilha é um evento festivo da cultura gaúcha, que se comemora de 13 a 20 de setembro, com desfiles em homenagem aos líderes da Revolução Farroupilha. Este ano devido aos acontecimentos climáticos, foram suspensos os desfiles e se faz uma corrente solidária em prol de nossos irmãos necessitados.
A comemoração relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. O Marco Inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835. Naquele dia, liderando homens armados, Gomes Jardim e Onofre Pires entraram em Porto Alegre pela Ponte da Azenha. Nesse movimento revolucionário, que tinha como ideal liberdade, igualdade e humanidade, e durou cerca de dez anos, sendo a mais longa revolução do Brasil, mostrava como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos.
Neste ponto o CTG Tropeiros da Tradição, através de sua Diretora do Departamento de Tradições – MÁRCIA CRISTINA BORGES DA SILVA com o apoio de seu Diretor Social – LUIZ CARLOS DA CRUZ DA SILVA e de sua Diretoria Executiva Estadual, vêm se empenhando para fazer o possível dentro deste momento para cultuar a tradição e levar adiante este movimento cultural e tão valoroso ao povo gaúcho.
No dia 11 de Setembro, às 20 horas, aconteceu no Galpão do CTG Tropeiros da Tradição da ABAMF, uma cerimônia aberta da Loja Massônica Guardiões da Arca, em homenagem à Semana Farroupilha. Evento este que trouxe como mensagem a luta pelos ideais de liberdade, igualdade e humanidade que tanto nortearam o movimento farroupilha.
No dia 12 de setembro, cumprindo agenda prévia, às 9h da manhã. o CTG Glauco Saraiva, entregou a Chama Crioula em nosso Galpão, a seguir às 10h houve um Ato Ecumênico em Homenagem à Semana Farroupilha. às 12h foi servido o almoço aos presentes. No período da Tarde, às 14h, estiveram conosco as turmas Maternal I e Maternal II da Escola Tio Chico da Brigada Militar, onde houve a realização de uma oficina de brinquedos e brincadeiras folclóricas com a presença das Prendas Mirins e a Sra. Maria Tereza, mais tarde às 18h, houve o evento cultural com uma Palestra do Sr. Tomazinni sobre a Revolução de 1923 e com a apresentação da ilustríssima cantora Fátima Gimenez, que entoou a música Cabo Toco, e para finalizar às 20h houve a apresentação de uma Tertúlia e um jantar.
E seguindo a agenda da Semana Farroupilha para o dia 20 de Setembro: