ABAMF esteve na Assembleia Legislativa acompanhando a votação e aprovação dos projetos de readequação dos quadros dos funcionários da segurança pública.

1723

Na tarde desta terça-feira 05.12.2023, na Assembleia Legislativa do Estado do RS, foi votado e aprovado projetos de readequação dos quadros dos funcionários da segurança pública.

Em analise às propostas de readequação dos quadros de efetivo da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militares e Policia Civil, observamos que para a Policia Civil havia proposta de readequação do quadro para Delegados, Comissários, Escrivão e Inspetores. No Corpo de Bombeiros Militares houve readequação para servidores da Carreira de Nivel superior (Oficiais) e Nivel Médio. Nos causou tamanha estranheza que, no quadro da Brigada Militar houve apenas readequações dos cargos para o Nivel Superior, como exemplo, aumento do número de Coronéis em mais de 30% do efetivo atual.

A ABAMF-BM, na oportunidade representada por seu Presidente POTIGUARA GALVAM e Vice MAICO VOLZ, em nome das demais associações representativas do Nível médio (ASSTBM, AOFERGS, FERPM), apresentaram estudo à ser inserido no projeto, dando a justa harmonia nesta readequação, e sem onerar os cofres do Estado, trazendo economia na folha de pagamento.

A proposição consiste na redução de 2.270 (duas mil duzentos e setenta) vagas de soldado 1ª Classe, transformando-as em 400 (quatrocentos) vagas de 1º Tenente e 1.100 (hum mil e cem) vagas de 1º Sargento.

Apos articulação do Dep. Luiz Marenco junto a sua bancada, a proposta foi encaminhada pelo líder da bancada do PDT como Emenda ao Projeto, porém, não pode ser apreciada devido pedido de preferência do Líder do Governo.

Embora a Emenda não tenha sido aprovada, o líder do Governo Dep. Frederico Antunes se comprometeu em receber os representantes da categoria para discutir está demanda, e então, encaminhá-la pelo próprio governo à Casa Legislativa para sua aprovação.