ZH: BM confirma mais de mil novos PMs a partir da próxima semana em Porto Alegre e Região Metropolitana

493
Com a medida, os 350 brigadianos que vieram do interior do estado, retornam para as cidades de origem até o fim do mês
Foto: Omar Freitas / Agencia RBS

Policiais finalizaram neste mês o curso preparatório e vão trabalhar no patrulhamento das ruas

Por: Felipe Daroit ZERO HORA

Com as formaturas previstas para acontecer nesta semana, o Comando da Brigada Militar confirma que 1.060 novos soldados estarão atuando nas ruas a partir da próxima segunda-feira (23). Os policiais finalizaram neste mês o curso preparatório e vão trabalhar no patrulhamento das ruas. A maior parte ficará em Porto Alegre e na Região Metropolitana, mas a BM não divulgou ainda detalhes de quais cidades receberão os novos policiais.

— Boa parte vai ficar em Porto Alegre e também na Região Metropolitana, onde estão concentrados os maiores índices de violência — disse o sub-comandante da BM, Mário Ikeda, à reportagem da Rádio Gaúcha.

Com a medida, os 350 brigadianos que vieram do interior do Estado para reforçar a segurança na Capital retornarão para as cidades de origem até o fim do mês.

Ikeda também garantiu a permanência dos militares da Força Nacional em Porto Alegre. Segundo ele, não há nenhuma previsão de saída dos agentes.

Mesmo com o acréscimo, o número ainda não vai suprir a necessidade de policiamento. Atualmente, são cerca de 20 mil policiais militares no RS, quando o mínimo necessário seria de 37 mil, conforme o Comando da BM.

Em 2017, 2 mil policiais completam 30 anos de serviço e estão aptos à aposentadoria. Metade já havia encaminhado o pedido até o mês de abril. Em 2015 e 2016, quase 4 mil PMs foram para a reserva.