Disque-Denúncia aumenta recompensa por Zidane
Zidane é suspeito de ter comandado a ação que levou à expulsão de sete policiais da comunidade Parque Cristóvão Colombo
O Portal dos Procurados divulgou nesta sexta-feira o cartaz de procurado do traficante Jorge Ribeiro, o Zidane. Conhecido também pelo apelido de Bodinho, ele teria ordenado e comandado a expulsão de sete policiais da comunidade Parque Cristóvão Colombo, em Parada Angélica, Duque de Caxias. O portal também aumentou a recompensa para R$ 5 mil por informações que levem à captura do suspeito. Anteriormente esse valor era de R$ 1 mil.
Zidane é da Favela Nova Holanda, em Bonsucesso, zona norte do Rio. Ele teria comandado no sábado, dia 27, uma ação com pelo menos 30 traficantes, portando fuzis e granadas, que expulsou seis policiais militares e um policial civil de suas casas. Os agentes sair às pressas de suas residências. Os policiais tinham seus nomes numa lista feita pelos traficantes de pessoas marcadas para morrer na região.
A invasão foi realizada porque os criminosos da região queriam estender os pontos de venda de drogas de favelas vizinhas para a comunidade invadida. Eles chegaram à comunidade por volta das 19h, falando que: “Se tiver polícia ou “alemão” – apelido dado a traficantes de facções rivais -, vai morrer”. Até moradores que eram amigos dos policiais foram ameaçados.
Confronto
Policiais do 15º BPM (Caxias) fizeram operação após a invasão, e houve intenso confronto, mas não conseguiram expulsar os traficantes, que se refugiaram na mata que cerca a região.
Jorge Ribeiro era apontado como gerente de ponto de drogas da Favela Nova Holanda, que é controlado pela facção Comando Vermelho.
Anteriormente ele estava à frente do comando da favela, porém, após ter cometido alguns erros, a liderança que estava sob o comando do traficante Amabílio Gomes Filho, o MB, que está preso, o teria rebaixado a gerente. Os pontos de drogas estariam agora sob os comandos dos traficantes Motoboy e LC.
Procurado
Segundo denúncias, Zidane está sempre na companhia dos traficantes Flecha, que seria um dos homens de confiança da quadrilha e de Pivete, que costuma circular nas Favelas do Jacarezinho e Manguinhos.
O traficante encontra-se na condição de evadido do sistema penitenciário. Ele foi preso em 05 de setembro de 1997, indo cumprir pena no Presídio Ary Franco. Em 2001 foi transferido para o regime semi-aberto, e cumpriu pena no Instituto Penal Edgard Costa, quando saiu e não voltou. Foi recapturado em 01 de agosto de 2003, e levado à Cadeia Pública Paulo Roberto Cunha, de onde saiu novamente em 10 de maio de 2007, do Instituto Penal Edgard Costa na condição de evadido.
Contra o Jorge Ribeiro constam três mandados de prisão.
Informações
O Disque-Denúncia pede para quem tiver alguma informação a respeito da localização e paradeiro do criminoso que denuncie. As informações podem ser passadas a partir de uma mensagem de texto, vídeo ou fotos para o aplicativo WhatsApp do Portal dos Procurados (21) 96802-1650, ou entre em contato com a Central Disque-Denúncia pelo (21) 2253-1177 ou 0300-253-1177, para quem estiver fora da capital.
O anonimato é garantido. A Coordenação do Portal dos Procurados alerta à população para não investigar por conta própria, devendo apenas relatar à polícia a sua suspeita.
http://noticias.band.uol.com.br/