Foi realizada, na manhã de hoje(3/6), a formatura pelo aniversário de 17 anos do 19º BPM – Tropas do Leste. Pessoas da comunidade, escolas e empresários, prestigiaram a solenidade. Na ocasião diversas pessoas foram homenageadas por auxiliar a segurança pública. Entre esses, o presidente da ABAMF, Leonel Lucas, e o diretor de habitação da entidade, Jairo Rosa. Também foram agraciados com a medalha e o diploma de destaque, o comandante do CPC, tenente-coronel Ikeda, empresários e pessoas que lutam pelo bem social. Brigadianos que tiveram trabalho destacado no 19º BPM também receberam a distinção.
Um dos militares da unidade que recebeu a medalha não pôde estar presente. O soldado Nicoli não compareceu por que foi ferido durante uma ocorrência. O comandante do batalhão, tenente-coronel Souto, ressaltou a dedicação e o profissionalismo dos militares. “Nosso trabalho baseia-se na justiça, respeito e dignidade a pessoa humana”.
Da imprensa gaúcha, dois jornalista receberam a medalha e o diploma de amigo da BM: Maurício Saraiva e Paulo Bogado, que tiraram fotos com as crianças curiosas por verem pessoalmente pessoas que trabalham na televisão.
O comandante do 19º BPM lançou o projeto “Vida, Amor e Esperança”, que busca preencher o tempo ocioso das crianças da Vila Maria da Conceição, Campo da Tuca, Morro da Cruz e Lomba do Pinheiro, com esporte e educação, através do Proerd e uma escolinha de futebol. Todos os parceiros do batalhão assinaram o lançamento do projeto – PUC, Grêmio, Internacional, ABAMF e Pólo Moveleiro da Avenida Ipiranga. Ao final, foi feita um oração.
Paulo Rogério N. da Silva
Jornalista ABAMF