Em perseguição, pedestre e dois policiais militares são baleados em Porto Alegre

Cerco foi feito na Vila Planetário Foto: Félix Zucco / Agência RBS
Cerco foi feito na Vila Planetário
Foto: Félix Zucco / Agência RBS

Tiroteio começou após assalto a supermercado no bairro Menino Deus

Um pedestre e dois policiais militares foram baleados na noite desta sexta-feira, na região dos bairros Menino Deus e Azenha, em Porto Alegre.

Segundo o capitão Fernando Rodrigues Maciel, do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), pelo menos seis criminosos assaltaram o supermercado Nacional da Rua José de Alencar, no bairro Menino Deus. Após ser acionada, uma viatura da BM foi até o local e deparou com quatro homens armados fugindo em um Honda Civic prata. Houve perseguição. Neste momento, iniciou-se o primeiro tiroteio.

Dois soldados foram atingidos – um na perna, outro no braço, nas proximidades da Avenida Erico Verissimo. As vítimas foram levadas para o Hospital de Pronto Socorro (HPS) e, de acordo com a BM, ambos passam bem.

Os bandidos fugiram para a Vila Planetário, onde abandonaram o carro, que seria roubado. Às 0h30min, a polícia fazia cerco à vila para capturar os homens. Eles estariam escondidos no local.

Ao mesmo tempo, uma nova viatura da Brigada Militar chegava às proximidades do supermercado para fazer a ocorrência quando encontraram outros dois suspeitos armados caminhando entre veículos na Avenida Ipiranga. A dupla foi abordada e trocou tiros com a polícia. Os criminosos roubaram um carro e fugiram – não há informações do paradeiro de ambos. Neste segundo tiroteio registrado, a vítima foi o empresário Elvino Adamczuka, 49 anos, morador do Menino Deus, baleado no abdômem. Ele também foi levado ao HPS, mas ainda não há informações sobre seu estado de saúde.

Parada com o carro na sinaleira, a assistente de atendimento Adriana Fiorin Queiroz, 45 anos, conta que assistiu ao tiroteio de perto durante a perseguição. Ela estava com crianças dentro do carro, que se assustaram com os disparos.

– Estava na Erico Verissimo. Veio um carro por cima da calçada e, em seguida, a polícia. Um brigadiano que estava a pé começou a atirar. O carro dobrou em direção à Avenida Getúlio Vargas. Foi o suficiente pra mim. As crianças começaram a chorar. Coloquei eles para o chão. Fiquei em estado de choque – disse.

Nesta noite, também foram assaltados a farmácia Panvel e um posto de combustíveis na Rua José de Alencar, no bairro Menino Deus, e o goleiro do Grêmio Tiago Machowski. Pelo Facebook, o jogador relatou o episódio, dizendo que haviam levado seus pertences, incluindo o telefone celular, mas que “está tudo bem”. O goleiro deve participar normalmente do treino deste sábado, às 10h, no CT Luiz Carvalho, e será titular no domingo, contra o Goiás, pelo Brasileirão.

ZERO HORA

Foto: Félix Zucco/Agência RBS

Editar