Secretário Wantuir Jacini se comprometeu em participar da próxima reunião do GGI no próximo dia 23
Porto Alegre/São Leopoldo – Um plano de ação será elaborado nos próximos dias pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Governo do Estado como forma de minimizar os índices de violência recente em São Leopoldo. A ação é uma resposta à requisição da Prefeitura de São Leopoldo. A proposta foi acordada entre o secretário de Segurança Pública estadual, Wantuir Jacini, após reunião hoje no fim da manhã (10) no prédio da cúpula da Segurança, na SSP, com o prefeito de São Leopoldo, Anibal Moacir, o vice-prefeito, Daniel Daudt, o secretário municipal de Segurança e Defesa Comunitária, Jefferson Oliveira, secretária de Políticas para as Mulheres, Maria Inês Becker, e autoridades da segurança regional. No encontro, Jacini ainda se comprometeu em participar da próxima reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de São Leopoldo, marcada para o dia 23 deste mês.
O plano de ação deve ser traçado pela Brigada Militar e Polícia Civil. As duas forças estiveram representadas no encontro pelo comandante da Brigada Militar de São Leopoldo, tenente-coronel Nélio Tedesco e pelo titular da Delegacia de Polícia Metropolitana, delegado Marcelo Moreira. “Nós temos que mudar a cara de São Leopoldo em relação à Segurança Pública. Queremos que os moradores e comerciantes possam seguir a vida com naturalidade, mas para isso precisamos trabalhar juntos em todas as esferas”, destacou o prefeito Anibal Moacir. Um dos pedidos foi a ampliação do efetivo das forças de segurança local e maior presença ostensiva nas ruas.
O objetivo pretendido pela comitiva leopoldense em visita ao Piratini é ampliar os mecanismos de segurança e o efetivo para ajudar a diminuir os índices de criminalidade na cidade. “A nossa expectativa é de ver mais policiais nas ruas e diminuir essa sensação de insegurança que está dominando o sentimento da população de São Leopoldo. Nossa parte, o Município tem feito com a realização de várias ações com a Guarda Civil nas ruas”, salienta o vice-prefeito Daniel Daudt. Ele frisa que com a chegada do fim de ano, as vendas no comércio são intensificadas e aumenta consideravelmente a necessidade de garantir mais segurança.
Delegacia da Mulher
Gestão fez novo pedido de DP para Mulher Outra demanda discutida foi a criação da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) em São Leopoldo. A demanda é antiga e vem sendo cobrada de forma insistente pela gestão municipal, principalmente diante das estatísticas que colocam São Leopoldo na liderança de crimes como o assassinato e a violência contra as mulheres. Durante a reunião da cúpula de Segurança, foi apresentado um novo pedido de urgência para a implantação. Segundo a secretária de Políticas para as Mulheres (SEPOM), apesar da carência de recursos no Estado, Jacini reconheceu a necessidade e solicitou que fosse encaminhado um novo ofício. O documento deve ser redigido nesta quarta-feira e após a assinatura do prefeito será encaminhado à SSP.
JORNAL VS