Gramado reforça a segurança para as festividades de fim de ano

Foto: André Aguirre/GES-ESPECIAL
Foto: André Aguirre/GES-ESPECIAL

Polícia Judiciária designou 28 agentes e quatro delegados para a Operação Serra

Gramado – Com a proximidade do fim do ano e a realização de festividades como o Natal e Réveillon, a Região das Hortênsias costuma ser o destino de milhares de turistas brasileiros e estrangeiros. Para garantir a ordem pública e a tranquilidade dos visitantes e comunidades, órgãos de segurança como a Polícia Civil e a Brigada Militar (BM) tradicionalmente reforçam seus efetivos nesta época do ano. Ao todo, as corporações abrangem Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Cambará do Sul, Picada Café e Jaquirana.
Neste ano, a Polícia Judiciária designou 28 agentes e quatro delegados para atuarem na Operação Serra. A mobilização atenderá as demandas que estão represadas nas DPs por deficit de pessoal como os procedimentos administrativos, investigações, tramitação e conclusão de inquéritos. As delegacias de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Cambará do Sul e São Francisco de Paula receberão cada uma quatro agentes.
Volante
Os demais 12 servidores que estão atuando no reforço policial formam quatro Volante, que é a novidade da Operação Serra deste ano. Estas equipes são compostas cada uma por um delegado e dois agentes, com a missão de atenderem todos os municípios da região. “Elas atuarão em locais de crime e na lavratura de ocorrências e flagrantes a pedido dos delegados destes municípios sempre que necessário ou após as 18 horas e finais de semana”, comenta a delegada regional, Elisangela Melo Reghelin. “É volante porque eles deslocam-se, e têm mobilidade” explica ela. A delegada ressalta que requisitou o efetivo de reforço devido a realização das festividades de final de ano e eventos de Natal. “Para reforçar a segurança nesta época natalina, que atrai turistas do país e do exterior, tendo o Natal Luz como carro-chefe. Os visitantes não ficam somente em uma cidade, eles deslocam-se pela região”, afirma.
Servidores extras atuam na área administrativa
Segundo Elisangela, cada delegado tem autonomia para decidir como será a rotina de trabalho dos policiais do reforço. O responsável pelo trabalho da Polícia Civil em Gramado, delegado Gustavo Barcellos, empregou os quatro agentes que recebeu como reforço para atuarem nas áreas cartorária e de investigação. Ele também é o coordenador das equipes volantes. “É um reforço importante para a região, vai ajudar a desafogar o trabalho interno”, comentou Barcellos. Já o titular da DP canelense, delegado Vladimir Medeiros optou por empregar os policias de reforço para trabalharem em atividades de expediente interno e no plantão0 da Delegacia. “Para a Polícia Civil de Canela é sempre muito importante efetivo de reforço, no final do ano o volume de serviço aumenta e dai a importância desse reforço”, comenta Medeiros.
Arrombamento de veículos
O efetivo da BM na região, conta deste sexta-feira, dia 20, com o incremento de 40 brigadianos. Por medida de segurança o comando da corporação não divulga o quantitativo de policiais militares designado para atuar em cada cidade. O responsável pelo 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT), tenente-coronel, Glauco Braga, destaca que solicitou reforço de efetivo para aumentar a segurança do fluxo turístico. “Em razão da demanda e visitação de turistas nesta época de final de ano que aumenta consideravelmente. Junto com isso sobem alguns elementos principalmente do Vale dos Sinos pra praticar algum delito aqui em cima, por isso, temos tentado aumentar a ostensividade, a presença efetiva da Brigada nas ruas”, afirma o oficial.
O comandante revela que devido aos arrombamentos dos veículos de turistas que vem ocorrendo nas cidades da região, a BM ampliou a sua presença nos locais de visitação turística. “É o que tem nos incomodado, então estamos reforçando os pontos turísticos conforme os horários e locais de incidência deste tipo de delito e trabalhando junto com a Polícia Civil na troca de informações. Temos logrado êxito e desta forma conseguimos passar para a população flutuante uma sensação de segurança mais adequada,”avalia Braga.
Plataforma de observação
Além do reforço de PMs que atuarão nas rondas a pé e motorizadas, o 1º BPAT também está utilizando um equipamento que foi adquirido pelo Estado para a segurança da Copa do Mundo. Trata-se de uma Plataforma Móvel de Observação Elevada. O equipamento é utilizado para vigiar o público e prevenir possíveis delitos nos espéculos realizados nos finais de semana no Expogramado (Grande Desfile) e no Lago Joaquina Rita Bier (Nativitaten). “Dentro do processo que sempre costumamos fazer, recebemos reforço apesar das dificuldades que estamos passando em nível de Estado, por enquanto o nível de ocorrências está dentro do esperado”, concluiu Braga. Os policiais que atuarão nos eventos são oriundos do CRPO Serra, 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Caxias do Sul, 10º BPM de Vacaria, 36º BPM e do 3º BPAT de Bento Gonçalves. Os efetivos de reforço tanto da BM quanto da Polícia Civil ficarão trabalhando na região até mo final de janeiro de 2016.
JORNAL NH