ABAMF DOS SERVIDORES DA BRIGADA MILITAR E CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO RS

Home Geral 13 BPM comemora 22 anos de primeira turma de mulheres policiais militares

13 BPM comemora 22 anos de primeira turma de mulheres policiais militares

0
13 BPM comemora 22 anos de primeira turma de mulheres policiais militares

15545Video em homenagem à turma formanda emocionou as oficiais 

Na manhã dessa sexta-feira (18), ocorreu na sede do 13BPM – Batalhão de Polícia Militar solenidade que marcou os 22 anos da primeira turma de mulheres a ingressar da Brigada Militar da região. Diversas autoridades estiveram presentes, como vereadores e representantes de órgãos ligados à segurança pública.

Durante o protocolo foi destacada a importância da mulher no trabalho desempenhado e a quebra de paradigmas que ocorreu no inicio dos trabalhos, quando haviam no quartel somente homens trabalhando.

Foram homenageados o tenente coronel José Adolfo Ongaratto, que era o oficial de disciplina na época e que trabalhou na formação da turma, assim como o padrinho da turma, 1º tenente Ubirajara Guilherme da Silva.

Um vídeo com fotos e imagens da preparação, desfiles e da formatura da turma foi apresentando em homenagem a cada uma das 27 policiais militares que concluíram o curso de formação. Sendo que o ingresso no primeiro curso de formação de soldados femininas ocorreu no ano de 1993 e a conclusão foi em 1994.

Conforme a BM, a presença feminina intimidou no início, pois diante da nova realidade foi preciso que os policiais militares masculinos mudassem alguns hábitos. As soldados femininas começaram atuando em escolas e no trânsito, depois ganharam igualdade, recebendo as mesmas funções masculinas. O quartel também precisou de algumas alterações onde alguns ambientes precisaram ser reformados para recebê-las. A formação desta turma em Erechim trouxe um comprometimento maior, não só relacionado à atuação interna, como a externa, pois muitas vezes era necessária a presença da mulher na revista em eventos esportivos, por exemplo. Conforme a BM, ao longo desses 22 anos enfrentaram dificuldades antes encaradas pelos homens, mas as PMs não decepcionaram, demonstrando muita dedicação pelo trabalho.

  • Foto: Jéssica França / DM
    Foto: Jéssica França / DM
  • Foto: Jéssica França / DM
    Foto: Jéssica França / DM
  • Foto: Jéssica França / DM
    Foto: Jéssica França / DM

DIÁRIO DA MANHÃ