Brigada Militar reforça policiamento em áreas de comércio

118
Foto: Inézio Machado/GES  Brigada Militar no Centro de Novo Hamburgo
Foto: Inézio Machado/GES
Brigada Militar no Centro de Novo Hamburgo

Operação Papai Noel vai até o fim de dezembro em Novo Hamburgo e cidades da região

Com a proximidade do Natal, o comércio passa a investir em promoções e vitrines mais atraentes, tudo para chamar a atenção do cliente que nesta época do ano volta a circular pelas lojas e shoppings. Mas com o fluxo maior na área comercial, cresce também a insegurança. É por isso que todos os anos a Brigada Militar (BM) faz a Operação Papai Noel. Até o final de dezembro, o policiamento ostensivo fica mais próximo do comércio e estabelecimentos bancários, durante o horário comercial.
Segundo o comandante regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos (CRPO/VRS), Haroldo Edison Knebel, o contingente da Brigada recebe hora extra para atender essa demanda. “Agregamos um contingente maior com pagamento de hora extra para trabalhar em horários de maior fluidez. Muitas pessoas fazem compras neste período e existe a situação de dinheiro circulando no mercado. Destinamos este policiamento ao consumidor e também ao lojista.”
Em Novo Hamburgo, além da Operação Papai Noel, que começou no dia 3 de dezembro, há uma parceria entre a Guarda Municipal (GM), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) para reforçar o patrulhamento. Na última segunda-feira, comerciantes e lojistas entregaram à Guarda uma lista com dias e horários de trabalho. “Vamos priorizar o Centro e os bairros Canudos, Santo Afonso e Primavera através de uma realocação de dez viaturas, entre carros e motos”, destaca o diretor da Guarda Municipal de Novo Hamburgo, Marcos dos Santos.
WhatsApp aproxima Guarda Municipal e lojistas
O diretor da Guarda Municipal destaca que as férias de dezembro dos agentes foram cortadas e que a autarquia terá o auxílio de um aplicativo de troca de mensagens instantâneas para reforçar a segurança. “Junto com CDL e Sindilojas, devemos lançar o número do WhatsApp na próxima semana para que qualquer ocorrência possa chegar com mais rapidez”, comenta Marcos dos Santos. O lançamento oficial da operação da Guarda deve ocorrer terça-feira (15) no Centro Administrativo Leopoldo Petry. “Quando ocorrerá também a entrega do novo armamento aos agentes.”
#PAZ planeja rede de segurança
O Movimento #PAZ também tem uma rede de segurança que será intensificada até fevereiro de 2016. “Fechamos uma corrente importante que o #PAZ trabalha desde junho de 2014 que é no intuito de diminuir a violência”, conta a coordenadora do movimento, Andrea Schneider Beckenkamp. Entre as ações estão a criação da Central de Vigilância Cidadã, que será administrada pelo #PAZ com a participação efetiva de representantes da Brigada Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal, e o aumento de rondas com veículos e motos através de escala das empresas privadas de Novo Hamburgo. “Será montada uma rede de informações preventivas captadas pelos vigilantes, porteiros e rondas das empresas privadas conveniadas. Esta iniciativa agiliza as ações das forças de segurança pública da cidade e contribui diretamente com a diminuição das hipóteses de delitos naquela região”, explica Andrea.
Dicas para a hora das compras
– Organize seu roteiro de compras previamente;
– Tenha sempre dinheiro trocado e distribua em vários bolsos;
– Preferencialmente pague com cheque ou cartão;
– Transporte seus pertences junto ao corpo;
– Evite carregar vários objetos comprados;
– Não exponha sua carteira ou seu dinheiro em público;
– Evite aglomerações;
– Procure atendimento e auxílio de funcionários devidamente identificados;
– Quando acompanhado por crianças, conduza-as sempre pela mão e oriente-as para caso se percam ou estejam em perigo procurem por um policial militar;
– Mantenha todos os objetos pessoais, como carteiras, pochetes, celulares, sacolas e bolsas, à frente do corpo.
Fonte: Brigada Militar
Pela região
Novo Hamburgo – De acordo com o major Marcel Nery, a prioridade da operação Papai Noel no Município é a área comercial e bancária do Centro e dos bairros, como Canudos, Rincão e Boa Saúde. O policiamento também dará atenção especial às paradas de ônibus e estações de trens. “A pessoa faz o saque e precisa pegar transporte. A ideia é trazer uma percepção de segurança nestas áreas. Envolve todo o nosso contingente, inclusive pessoas do administrativo. Estamos trabalhando a pé e motorizados. Também teremos motocicletas.”
Dois Irmãos – A operação começou oficialmente no último dia 3 em Dois Irmãos. De acordo com o tenente José Francisco Antônio Maria, o objetivo da Operação Papai Noel é reforçar o policiamento no comércio, que nesta época do ano estende o seu horário de atendimento, e tem grande circulação de dinheiro e de visitantes.
Sapiranga – O lançamento oficial da Operação Papai Noel também foi no dia 3 de dezembro. A Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana auxilia na operação através da Guarda de Trânsito. “Com este policiamento reforçado em nossa cidade, sentimos mais segurança nessa época de festas de final de ano. É bom para o comércio local e para a comunidade”, comenta a prefeita Corinha Molling.
Campo Bom – A operação recebe apoio do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) e iniciou no dia 5 de dezembro. “A circulação de pessoas e veículos se intensifica neste período do ano, devido aos eventos sediados no Largo Irmãos Vetter e ao grande fluxo no comércio, potencializado pelas compras de Natal”, explica Raul Fröhlich, coordenador do DMT. A operação segue até o dia 31 de dezembro, em diferentes locais e horários no Centro do município.
Ivoti – A Operação Papai Noel teve início no dia 3 de dezembro. Segundo o comandante da Brigada Militar, Erlon Cesar de Paulo, o reforço do policiamento ocorre na área comercial e também nos dias de pagamento salarial. “A gente tem um efetivo menor do que cidades maiores, mas não deixamos de fazer prevenção focada na área comercial. Acrescentamos efetivo com uso da hora extra. Dias de pagamento também sempre ocorre reforço, assim como próximo a lotéricas e ao comércio.”
Estância Velha – A operação foi lançada no último dia 3 e, segundo o sargento Oséias Vieira, da Brigada Militar, é desenvolvida por meio do aumento de efetivo (hora extra), com foco na área comercial e em locais onde há circulação de dinheiro. “Além do policiamento ordinário se aplica um ‘plus’. É um tanto modesto quanto a demanda, até porque temos no Estado a Operação Golfinho, mas fazemos de tudo para reforçar o policiamento nestas áreas até o final do mês.” A Brigada de Estância Velha conta com o auxílio do videomonitoramento. “Antes, o espelhamento só existia na sala da prefeitura, agora temos também na sala da Brigada.” Um número de WhatsApp também foi disponibilizado aos comerciantes, divididos por bairros, para que possam interagir com a polícia de forma mais rápida (esse número de telefone não foi revelado pela Brigada, pois é exclusivo dos comerciantes).
Taquara – A operação também iniciou no dia 3 de dezembro na cidade. A ação está baseada no policiamento intensivo e no aumento de operações em determinados horários, locais e bairros do município, tudo para reforçar a segurança e coibir furtos e roubos próximo ao comércio, onde há nesta época maior fluxo de pessoas. Segundo o Comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, capitão Everton Andrade de Souza, a Operação Papai Noel não se restringe ao Centro. Ela também estará presente nos bairros.
São Sebastião do Caí – A prefeitura se une à Operação Papai Noel, que começou em 1º de dezembro. As ações de segurança pública em períodos específicos são realizadas em parceria com a Brigada Militar. Segundo a prefeitura, por meio da assessoria de imprensa, há intensificação da presença da Guarda Municipal nos locais mais frequentados, especialmente na área central da cidade. Além disso, são realizadas mais abordagens a veículos, especialmente de outras regiões, mas com ênfase na prestação de informações.
JORNAL NH