Assaltantes são presos por PMs a caminho de operação na Capital

Depois de registrada a ocorrência dn Polícia Civil, o grupo seguiu para o Presídio Central Foto: Luiz Armando Vaz / Agencia RBS
Depois de registrada a ocorrência dn Polícia Civil, o grupo seguiu para o Presídio Central
Foto: Luiz Armando Vaz / Agencia RBS

Viatura e micro-ônibus com policiais militares depararam com lotação instantes após um roubo no começo da tarde

Quatro assaltantes, dois de 19, um de 18 e um de 25 anos, foram surpreendidos na tarde desta quarta-feira por uma viatura seguida por um micro-ônibus da BM cheio de policiais. Eles foram presos em flagrante.

Após assaltarem 19 passageiros e o motorista de um lotação da linha Tristeza, que seguia em direção ao Centro, o grupo desceu na Avenida Pinheiro Borda, no Bairro Cristal, pouco antes do Viaduto Abdias do Nascimento.

—  Ninguém desce, fica todo mundo quieto — disse um dos criminosos.

Mas ao seguir caminho, ainda com passageiros e motorista tentando se refazer do susto, o lotação deparou com um efetivo do 1º BPM parado em uma sinaleira, a caminho do Morro Santa Tereza. O destino era uma operação contra o tráfico de drogas. No ar, um helicóptero do Batalhão de Aviação dava apoio.

— Quando vi a BM, desci correndo do lotação e fui até eles. Cheguei na viatura e pedi ajuda, tínhamos acabado de ser assaltados.Tinham descido ainda rindo, contando os celulares que tinham levado — disse um dos passageiros, um servidor público de 45 anos.

Seguindo a indicação dos passageiros, a viatura e o micro-ônibus encontraram o grupo caminhando ainda perto de onde haviam descido com os pertences.

— Eles estavam avaliando o que tinham levado. Chegamos com a viatura e demos a voz de prisão. Um ainda tentou correr, mas foi imobilizado. E logo atrás, do micro-ônibus, desceram os demais policias — contou o soldado Jean Dário da Rocha, da Patamo no 1º BPM.

Com o grupo, havia celulares, relógio, óculos de sol e uma réplica de metal de revólver usada no crime. Na 2ª DPPA, para registrar a ocorrência e recuperar o que foi roubado, as vítimas comemoravam.

— Puxa, tinha pago só a primeira das dez prestações do telefone celular. Coisa boa ter ele de volta — disse um dos passageiros, de 47 anos.

Os demais PMs seguiram para a operação no Morro Santa Tereza, na localidade conhecida como Buraco Quente, para reprimir tiroteios na região nos últimos dias. Um outro homem acabou preso na ação.

* Diário Gaúcho