Policiais militares de 11 cidades do RS vão passar a gravar ocorrências

Câmera vai ficar acoplado no colete do policial militar (Foto: Brigada Militar/Divulgação)
Câmera vai ficar acoplado no colete do policial militar (Foto: Brigada Militar/Divulgação)

Projeto serão lançado nesta segunda-feira (21) em batalhão de Gramado.
Equipamentos, orçados em R$ 40 mil, foram adquiridos por entidades.

Do G1 RS

Policiais militares de 11 cidades do Rio Grande do Sul vão receber a partir de segunda-feira (21), coletes equipados com câmeras, que serão utilizados para gravar abordagens policiais. Foram adquiridos 15 equipamentos que serão distribuídos na área do 1º Batalhão de Policiamento de Área Turística (BPAT), localizado na Serra.

Serão beneficiadas as cidades de Gramado, Canela, Igrejinha, São Francisco de Paula, Três Coroas, Nova Petrópolis, Picada Café, Santa Maria do Herval, Cambará do Sul, Jaquirana eSão José dos Ausentes. Conforme o comandante do batalhão, tenente-coronel Glauco Braga, cada município ficará com um equipamento e outras quatro serão destinados para o Pelotão de Operações Especiais (POE).

A iniciativa tem caráter experimental e pretende dar transparência ao trabalho da Brigada Militar, explica Braga. “Nossa intenção é verificar denúncias de violência pessoal e, ao mesmo tempo, ver se nosso efetivo está empregando nossas técnicas. Ao final de tudo a gente quer garantir melhor prestação de serviço e segurança para o efetivo.”

A câmera, salienta o comandante, ficará sobre o colete balístico do PM, deixando as duas mãos livres para o uso de arma de fogo, por exemplo. “É um sistema diferente do (usado pela polícia) norte-americana, que a câmera fica presa no carro. Ali tu perde muito a cobertura das imagens.”
Braga observa que as câmeras não serão usadas a todo o momento, devido a capacidade do aparelho. E que ao chegar na ocorrência, o policial militar avisará do uso do aparelho.

Os aparelhos custaram cerca de R$ 40 mil e foram adquiridos por uma parceria entre o  Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares da Região das Hortênsias (SindTur) e da Associação de Amigos da Oktoberfest (Amifest).

Após o período de testes, o comando do 1º BPAT vai avaliar o uso do equipamentos pelos policiais militares junto com comando do corporação. Segundo Braga, não há previsão inicial de ampliar o serviço para o Rio