Porto Alegre confirma primeiro surto de zika vírus

185

ZIKAA Secretaria da Saúde de Porto Alegre confirmou o primeiro surto de zika vírus da capital. Ele está concentrado na Vila Tio Zeca, no bairro Farrapos, Zona Norte, onde cinco pessoas foram diagnosticadas com a doença na forma autóctone. Outros 11 casos suspeitos na mesma região estão sob investigação.

Os pacientes são um homem adulto de 31 anos, três meninos de 4,11 e 12 anos e uma mulher não-gestante de 38 anos. A Secretaria da Saúde ainda investiga para descobrir como o surto começou, já que não havia registro de circulação do vírus em mosquitos Aedes aegypti capturados no bairro.

“A origem do vírus não temos como precisar. É uma região da cidade onde havia muitos trabalhadores das obras da segunda ponte do Guaíba e existe também uma circulação de pessoas em relação à Arena, pessoas de diferentes áreas da cidade”, explica Anderson Lima, coordenador-geral da Vigilância em Saúde de Porto Alegre.

O número concentrado de casos – todos autóctones – levou à secretaria a classificar a situação no bairro como de surto. Segundo a pasta, todas as pessoas não correm risco e já estão sendo medicadas. Estes são os únicos casos de zika vírus de Porto Alegre até o momento.

GAÚCHA