Deixa a prisão um dos principais assaltantes de bancos e carros-fortes do Rio Grande do Sul

rtrPor Felipe Daroit

O criminoso Jones Antônio Machado, 43 anos, conhecido como Jonas Dedão, famoso por ataques a carros-fortes e bancos no Rio Grande do Sul deixou nesta segunda-feira (20) a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). Ele teve progressão de regime e agora estará no sistema semiaberto com uso de tornozeleira eletrônica.

Ele havia sido preso no ano passado após ataque a uma agência bancária em Nova Hartz, no Vale do Paranhana. Na ação ele acabou baleado pela polícia.

Jonas Dedão entrou na cadeia pela primeira vez em 1993 e foi condenado a penas que somam 35 anos por assaltos em Florianópolis (SC), Triunfo e Novo Hamburgo. Ele pertencia a quadrilha de Cláudio Adriano Ribeiro, o Papagaio.

Em janeiro de 2002, Jones escapou da Colônia Penal Agrícola, em Charqueadas, ficando foragido por mais de três anos. Com nome falso, vivia em São Paulo, até se entregar à Polícia Civil gaúcha, em um shopping de Curitiba em abril de 2005.

Em novembro de 2009, ele foi para o semiaberto e em setembro de 2011 ganhou liberdade condicional. Voltou a ser preso em abril de 2014, por conta de uma condenação de cinco anos pela Justiça de Blumenau (SC). Jones foi solto dias depois, com direito de apelar em liberdade.

GAÚCHA