Rádio Guaíba: Deputado da base de Sartori quer Guarda Municipal no policiamento ostensivo

200638_GTiago Simon, do PMDB, quer que agentes municipais armados auxiliem BM nas ruas das cidades

O deputado estadual, Tiago Simon, do PMDB, vai realizar uma reunião pública de seu mandato dedicada a tratar exclusivamente da Segurança Pública e a tentativa é de propor alternativas para aumentar o reforço do policiamento ostensivo, especialmente na Capital. Entretanto, a ideia não é realizar concurso público para formar mais brigadianos e, sim, buscar auxílio na Guarda Municipal. Para tanto estão confirmadas as presenças do Secretario da Segurança, Wantuir Jacini, além do vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, do PMDB.

Simon explica ser viável um apoio efetivo da Guarda Municipal trabalhando diretamente no policiamento ostensivo e o desejo é de que exemplo seja seguido em outras cidades gaúchas que contam com este tipo de corporação. “Houve alterações na legislação, em 2013, permitindo de fato que as guardas municipais promovam reforço na segurança nas ruas das cidades. Este policiamento ostensivo, inclusive, pode ser feito por agentes armados da Guarda Municipal. Esta integração entre a Brigada Militar e a Guarda Municipal já tem um exemplo de sucesso aqui no Rio Grande do Sul e Novo Hamburgo é uma referência neste sentido”, defendeu.

O deputado garante que o governador, José Ivo Sartori, do PMDB, incentiva este tipo de parceria. O estímulo do governo não seria dado apenas através de discurso. Simon garante que o governo tem disposição em colaborar oferecendo uma qualificação na formação dos agentes municipais com o suporte e estrutura da própria Brigada Militar.

O parlamentar acredita que o prefeito José Fortunati, do PDT, será um incentivador desta iniciativa. Entretanto, o prefeito já se exímio da tarefa de colocar guardas municipais para exercer o trabalho dos brigadianos e, inclusive, sem êxito já chegou a exigir do governador apoio da Força Nacional da Segurança Pública, em Porto Alegre. Simon afirma que o diálogo esta aberto. “Não acredito que o prefeito e nem o vice tenham esta posição. Já estive com Fortunati num encontro com outros 27 municípios que tem guarda municipal e ele se demonstrou sensível. Portanto, estamos todos abertos para conversar e chegar a um entendimento”, apostou.

Um dos desejos de Simon é integrar serviços de comunicação, câmeras e de inteligência entre as guardas municipais e a Brigada Militar. A reunião esta marcada para as duas horas da tarde, da próxima segunda-feira, na Assembleia Legislativa.

Fonte:Voltaire Porto / Rádio Guaíba
MANDATO
Tiago Simon promove debate sobre segurança pública

A segurança pública é um dos assuntos que mais preocupam e mobilizam porto-alegrenses e gaúchos, atualmente. Atento à questão, o deputado Tiago Simon (PMDB) realiza na tarde desta segunda-feira (27/6) uma Reunião Pública do Mandato sobre o tema.

Para debater iniciativas e soluções para a segurança na Capital, Tiago Simon contará com as presenças do secretário de Estado de Segurança Pública, Wantuir Jacini, e do vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (PMDB). Eles farão exposições sobre iniciativas em andamento e as previstas para a área da segurança em Porto Alegre. O evento também contará com a participação do suplente de vereador André Carús (PMDB).

“Nossa expectativa é promover um debate construtivo, no qual possam surgir ideias e alternativas que complementem e impulsionem as ações que vêm sendo implementadas”, afirma o deputado Tiago Simon.

A Reunião Pública do Mandato sobre Segurança Pública será realizada às 14h, na Sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), no 3º andar da Assembleia Legislativa.

Agência de Notícias ALRS