Justiça manda bancos fecharem agências nesta quinta, devido a paralisação geral

Bancos-960x600Servidores da BM e Civil anunciaram que vão parar amanhã. Transporte e comércio devem funcionar normalmente

Agências dos sete principais bancos do Rio Grande do Sul devem ser fechadas nesta quinta-feira, por determinação da Justiça do Trabalho, em razão da paralisação promovida por brigadianos e policiais civis. O juiz Jorge Alberto Araújo, da 5ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, divulgou decisão liminar em favor do pedido do Sindicato dos Bancários da Capital e Região (SindBancários) e da Federação dos Trabalhadores em Instituições Financeiras (Fetrafi-RS). Os trabalhadores alegaram risco maior de assaltos a bancos devido à provável redução do policiamento ostensivo.

Deverão ser fechadas as agências da Caixa, Banco do Brasil, Banrisul, Safra, HSBC, Itaú e Bradesco, em todo o território do Rio Grande do Sul. Em caso de descumprimento, a multa determinada pelo magistrado é de R$ 1 milhão para cada estabelecimento aberto.

Os bancários já haviam conquistado liminares judiciais no ano passado, quando os policiais anunciaram o primeiro aquartelamento em razão do parcelamento de salários pelo governo. Já o transporte público, comércio e outros serviços devem funcionar normalmente amanhã. Nas escolas estaduais, o Cpers orienta os pais a não levarem os alunos à escola.

Fonte:Bibiana Borba/Rádio Guaíba