Operação Avante irá colocar mais 400 PMs nas ruas durante terceira fase

thumb (12)
Operação Avante irá colocar mais 400 PMs nas ruas durante terceira fase | Foto: Eduardo Paganella / Rádio Guaíba / Especial / CP

Incremento de horas extras e diárias possibilitou duplicação de efetivo na região Metropolitana e Porto Alegre

*Com informações do repórter Eduardo Paganella Correio do Povo

A operação Avante, que combate diversos crimes em Porto Alegre e na região Metropolitana, entrou nesta quinta-feira na terceira fase, em que haverá a duplicação de policiais militares nas ruas. Segundo o secretário estadual de Segurança Pública, Wantuir Jacini, com o incremento de horas extras e diárias, 400 homens serão colocados à disposição da Brigada Militar (BM).

“Nós aumentamos as prisões e, neste semestre,  foram quase 60 mil pessoas detidas. As horas extras e as diárias nos darão condições de duplicar o efetivo da BM com 400 homens só na operação Avante. Este é um policiamento de recobrimento ao trabalho rotineiro”, afirmou em entrevista nesta quinta-feira.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a terceira fase da operação Avante irá focar na região Metropolitana e Vale do Sinos, no eixo entre Porto Alegre e Novo Hamburgo. Conforme o titular do Comando de Policiamento da Capital (CPC), tenente-coronel Mário Ikeda, serã combatidos de maneira mais incisiva crimes de roubos e furtos a pedestres, além de veículos e estabelecimentos comerciais.

Jacini ainda comentou que a operação Desmanche, que trabalha para evitar roubo de veículos, já apresentou resultados interessantes. “A operação Desmanche tem três meses de atividade e houve uma redução de mais de 10% de roubos de carros. A ofensiva tem excelentes resultados e a sociedade vai notar isso no próximo semestre”, explicou.