GAÚCHA: “Um deboche”, diz secretário da Segurança sobre manifesto de presos

304
Em documento, apenados propõem limites para a violência no RS. Foto: Daniel Marenco /Agencia RBS
Em documento, apenados propõem limites para a violência no RS.
Foto: Daniel Marenco /Agencia RBS

Em documento, apenados propõem limites para a violência no RS

O secretário da Segurança do Estado, Cezar Schirmer, se manifestou oficialmente nesta sexta-feira (30) sobre o documento assinado por três apenados do Presídio Central, da Penitenciária Modulada de Charqueadas e da Penitenciária Estadual do Jacuí que propõe limites para a violência no Rio Grande do Sul.

A nota veio a público ontem. Os presos citam a necessidade de criar uma nova facção e zelar “pelo bem da sociedade”, estabelecendo um código de conduta para o grupo. De acordo com o documento, o objetivo é evitar episódios de barbárie, como esquartejamentos, mortes de mulheres, crianças e idosos – casos que têm se tornado rotina na Capital.

O secretário Cezar Schirmer informou que já determinou aos gestores das instituições vinculadas que sejam tomadas as devidas providências, dentro de suas competências, a respeito de articulações de criminosos dentro do sistema prisional. Para o secretário, qualquer manifestação vinda de quem promove a violência representa um deboche para com a sociedade.

De acordo com o a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) os integrantes da nova facção já estão sendo monitorados.

Trechos da nota: 

“Nosso comando tem compromisso primeiramente com o lado certo da vida errada, pois nesta data de hoje está formada uma facção com respeito a todos, que tem como um dos seus objetivos sempre buscar espaço no cumprimento da pena com segurança de todos os seus membros que estão espalhados em várias prisões do Estado”.

“Todos têm o dever de distinguir o certo do errado, por isso estaremos pensando sempre juntos antes de tomar qualquer atitude”.

GAÚCHA